Conecte-se conosco

Destaques

Sete meses depois, cercamento eletrônico em Lindolfo Collor continua funcionando

02/02/2021 - 13h43min

Lindolfo Collor – Com uma população estimada de 6.125 pessoas, Lindolfo Collor, inaugurou em junho de 2020, um sistema de cercamento eletrônico para ajudar a combater a criminalidade no município. As oito câmeras instaladas em pontos estratégicos seguem funcionando normalmente. O resultado foi um trabalho em equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Brigada Militar e Prefeitura.

O prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, avalia de forma positiva o uso das câmeras. “Foi uma emenda parlamentar muito bem-vinda e que trouxe maior conforto e segurança aos moradores”, relata. Behne ainda afirma que é uma vigilância totalmente eficaz, onde Ivoti faz o acompanhamento e controle, enquanto Lindolfo tem apenas acesso às imagens, já que ficam gravadas. “Foi um marco histórico na nossa cidade, pois foram as primeiras câmeras instaladas”, frisa.

Segundo o prefeito, Lindolfo Collor conta com oito brigadianos atuantes e duas viaturas. “Teve um projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, no qual a própria Assembleia Legislativa Municipal doa R$ 400 como auxílio-moradia para cada brigadiano. Este valor é encaminhado ao Conselho Comunitário de Pró-Segurança Pública (Consepro) que faz o repasse aos policiais”, explica.

Parceria com município vizinho

Devido ao número de demandas, a central de videomonitoramento do cercamento eletrônico fica localizada em Ivoti. O sargento ivotiense Élcio Ângelo de Oliveira, afirma que as câmeras funcionam a todo vapor. “Elas ainda são novas e nunca trouxeram problemas”, destaca. Oliveira comenta que a central conta com seis telas, cinco de Ivoti e uma de Lindolfo de 37 polegadas. Essa única tela centraliza a leitura das placas de veículos captadas pelas oito câmeras. Ele lembra que os equipamentos já conseguiram capturar ocorrências como furtos de motos. Esta é a finalidade do cercamento eletrônico, detectar veículos com licenciamento em atraso e roubos.

Na opinião dele, essa parceria entre os municípios só veio a somar. “Com certeza ajudou a combater a criminalidade. Quando um veículo é roubado, as câmeras flagram entrando ou saindo da cidade. O município vizinho já tem o conhecimento e o indivíduo pode ser pego por uma viatura”, esclarece.

Consepro é atuante no município

O presidente do Conselho de Lindolfo Collor, Nelson Preuherz, alega que o sistema de cercamento eletrônico é de suma importância para combater os crimes e ações ilícitas que ocorrem na cidade. “É também um avanço para a Brigada Militar, pois ajuda na identificação de veículos furtados”, reitera.

Ele disse que por enquanto permanecerão as oito câmeras instaladas, pois não há necessidade de mais equipamentos. “Se por acaso for preciso mais, vamos analisar a situação”, conclui.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.