Destaques
Setembro mostra queda significativa de casos de Covid-19 em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis – O mês de setembro tem sido de expectativas positivas para os moradores do município e, por que não, de toda a região que costuma visitar o Jardim da Serra para fazer turismo. Os números da secretaria de Saúde mostram que os casos positivos de Covid-19 estão muito menos frequentes que um mês atrás, quando dezenas eram registrados diariamente. No dia 23 de agosto, já haviam sido diagnosticados 221 casos no mês. Já no mesmo período de setembro, são “apenas” 54, o que representa ¼ em relação ao mês anterior.
Agosto foi um mês que somou 259 casos, um total de 388% a mais que o registrado em julho, que por sua vez, teve um aumento de 347% (52 casos) em relação a junho. Tratando-se de porcentagem, junho teve o maior aumento, de 400%, porém os números passaram de três para 15. E agora, em setembro, o aumento comparado ao mês anterior é de somente 16,5%, 54 casos, totalizando 380.
Este mês iniciou com 329 confirmações, mas em diversos dias nenhum novo caso foi registrado. Além disso, já são duas semanas sem hospitalizações. É verdade que a quantidade de testes diminuiu, ainda assim, proporcionalmente os números são positivos. De 3 a 24 de agosto, 1058 testes foram aplicados, e de 1º a 22 de setembro foram 606. Nas farmácias, a procura individual prossegue. Funcionárias da São Miguel, no Centro, disseram que houve um pico de até 10 testes particulares por semana, e agora esse número diminuiu para dois a quatro.
Busca por testes em farmácias continuam (Dário Gonçalves)
A secretária de Saúde, Cláudia Pires, disse que os resultados alcançados até o momento são conquistas atribuídas a uma soma de esforços entre a comunidade e o Poder Público. “A secretaria de Saúde está, desde o princípio, promovendo ações de combate à pandemia com o apoio da Administração como um todo”. Pires afirma ainda que, embora exista uma melhora, é preciso estar atentos aos cuidados, pois mesmo com uma certa estabilização nos casos positivos diários identificados pela equipe do Disque Coronavírus, “os cuidados de prevenção devem ser mantidos para assegurar a saúde da nossa população”.
Reflexos
A Câmara de Vereadores, a sede da secretária de Saúde, o CRAS e a UBS de Linha Imperial, que apresentaram surtos da doença, já operam normalmente. Estes ambientes chegaram a ficar fechados para higienização. A melhora trouxe de volta os turistas, que no final de semana aproveitaram a reabertura do Ninho das Águias.
O atrativo teve círculos pintados na grama para marcar o distanciamento e guardas municipais que chamam a atenção dos visitantes caso haja aglomerações. A restrição de pessoas no Ninho resultou em fila de carros do lado de fora, que precisavam esperar que um saísse, para outro acessar. O Moinho Rasche também foi reaberto e agora, dos principais atrativos, somente a Torre de Informações e o Labirinto Verde seguem fechados. No caso da Torre, ela está em reformas, e o Labirinto possui caminhos estreitos, o que geraria acúmulo de pessoas.