Destaques

SETOR CERVEJEIRO X PANDEMIA – PARTE 5: As novidades no ramo das cervejarias em Dois Irmãos

31/08/2020 - 08h55min

Atualizada em 31/08/2020 - 11h44min

Espaço ao ar livre em frente à Mater em Dois Irmãos

Por

Mauri Marcelo Toni Dandel

Rogério Savian

Dois Irmãos – A pandemia trouxe um impacto bastante significativo para o setor cervejeiro. E para as pequenas cervejarias artesanais da região, os danos trazidos pelo isolamento preventivo por conta da Covid-19 foi ainda maior. Isso ocorreu porque, devido ao volume pequeno de produção e qualidade de insumos, estas cervejarias não conseguem chegar às gôndolas do supermercado com valor competitivo. É o que informa o proprietário da Cervejaria Mater, de Dois Irmãos. Segundo ele, desta forma, o setor é totalmente dependente de eventos e bares.  Entretanto, como festas, eventos e pedidos foram cancelados da noite para o dia, o setor precisou se reinventar. “Neste momento de crise foi preciso atuar de forma diferente e criar formas de chegar até o cliente, para não ficarmos totalmente sem faturamento”.

Rodrigo comenta que, por este motivo, os empreendedores do setor tiveram que tirar do papel, já em março, uma ideia antiga de fazer um clube de assinaturas. Desta forma, a cervejaria mantém o Clube Mater, que é uma forma do consumidor receber em casa mensalmente quatro garrafas diferentes, sendo uma delas sempre um produto exclusivo ou pré-lançamento. “Os assinantes ainda têm descontos em todas as compras na casa”.

Outra ação feita para chegar até os clientes está sendo a entrega de produtos em casa, sem custo na região do Vale do Sinos. “As compras podem ser feitas via site ou WhatsApp e ter o valor mínimo de R$ 50, as entregas são feitas com agendamento prévio”. Borowski explica que, obedecendo os protocolos governamentais e as bandeiras estipuladas pelo governo, a loja física está abrindo para ‘take-away’ e para consumo no local (quantidade de mesas reduzidas) nas sextas e sábados.

Rodrigo é o cervejeiro da Mater

 

Nota: na próxima matéria da série, você vai ler como os ‘cervejeiros ciganos’ enfrentaram a pandemia, como a Dud´s, Wigg´s e Schness.

Já foram pauta desta série, com objetivo de divulgar notícias positivas e novidades no setor, as cervejarias de Dois Irmãos (Hunsrück), Ivoti (Adoma), Nova Petrópolis (Edelbrau e Triberg), Picada Café (Stein Haus), Rothenburg (Dois Irmãos) e Linha Nova (Qüera e Origem). Nas próximas matérias, a pauta será com cervejeiros de Morro Reuter, Hortêncio, Herval e Presidente Lucena.

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile