Destaques

Situação precária preocupa motoristas no Mato Comprido em Morro Reuter

13/08/2021 - 17h15min

À noite não há visibilidade; o problema se agrava quando tem neblina, o que é muito comum no trecho (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Não é de hoje que os motoristas que trafegam pela VRS-873, no Mato Comprido, enfrentam uma série de dificuldades. Nos últimos anos, entretanto, o problema tem se agravado diante da falta de manutenção na via.

A sinalização (placas, pinturas e tachões refletivos) é precária. Também não tem iluminação na maior parte do trajeto. A ausência desses itens básicos resulta em insegurança aos condutores, principalmente quando há neblina – o que é muito comum no trecho. Quando isso acontece a visibilizada é zero e as chances de acidentes se multiplicam. As ondulações de recapeamentos mal feitos e buracos sem solução implicam ainda mais.

Há de se pontuar que a VRS é o principal acesso à Santa Maria do Herval, onde transitam carros de passeio, caminhões de empresas e ônibus diariamente. Uma obra de conclusão asfáltica até Gramado está prevista para iniciar em setembro e, diante disso, a projeção é de um aumento considerável de veículos no trecho, de motoristas que não conhecem o trajeto que é cheio de curvas e declives. Dessa forma, o problema tende à se agravar caso não haja uma intervenção em breve.

 Responsabilidade do Estado

A manutenção é de responsabilidade do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A prefeitura de Morro Reuter, entretanto, preocupada com as condições dadas aos motoristas, faz as roçadas nas laterais através de um acordo (assim como a prefeitura de Herval no trecho que lhes compreende).

 Prefeitura cobra melhorias desde março

Na terça-feira, 10, a prefeita Carla Chamorro (PTB) e o vice-prefeito Airton Bohn (PP) – em exercício até então -, estiveram reunidos em audiência com o Secretário de Transportes do Estado, Juvir Costella. “Desde março que venho pedindo manutenção da via para o Daer. Hoje (terça-feira), pedimos que refaçam a sinalização horizontal de toda a via até Santa Maria do Herval e a colocação de redutores próximo à Aldeia da Herta”.

A prefeita explicou que o secretário sinalizou que uma equipe técnica fará um estudo para avaliar qual será a melhor intervenção a ser feita no trecho.

Vereadores de Herval pedem por providências

A Câmara de Santa Maria do Herval encaminhou, na última semana, mais um pedido de providências solicitado melhorias na pintura e placas, além de recuperação asfáltica.

Trabalho deve ser feito esse mês

A reportagem questionou o Daer e, em nota, informaram que “já colocou na programação a revitalização da sinalização horizontal (pintura do eixo e bordas) da rodovia. A expectativa é de que o serviço ocorra ainda neste mês”.

Preocupações constantes para os condutores

“Não tem visibilidade nenhuma. Sem demarcação nenhuma na pista” – Celia Klein

“É horrível dirigir de noite nesse trecho, principalmente quando tem neblina e chuva. As faixas brancas e amarelas apagadas dificultam muito” – Nadine Dilkin

“É preciso renovar os tachões refletivos, para ter mais visibilidade na pista, principalmente quando tem cerração” – Elevi Rauter

“Falta iluminação em alguns trechos, sinalização viária e trechos próximos das laterais com bastante trincado e irregular” – Leonardo Boufleur

Sair da versão mobile