Conecte-se conosco

Destaques

Tentativa de homicídio em Dois Irmãos pode estar relacionada ao tráfico de drogas

06/01/2022 - 18h10min

Tentativa de homicídio ocorreu na rua Pau Brasil na noite de quarta-feira, 5 (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Por volta das 22h de quarta-feira, 5, tiros interromperam a noite tranquila dos moradores do Vale Verde que já se preparavam para dormir. Um homem, armado com um revólver calibre 38, atirou diversas vezes contra uma residência na rua Pau Brasil. Ninguém ficou ferido. A suposta vítima tinha saído do local há poucos minutos, mas o pai estava em casa. O atirador foi preso em flagrante pela Brigada Militar por tentativa de homicídio. Informações indicam que a ação está relacionada à desavenças no tráfico de drogas na região.

O criminoso, que tem 23 anos, foi ao local pronto para matar, mas, ao mesmo tempo, o desfecho da ocorrência demonstrou que não tinha muito preparo e conhecimento para tal; e, portanto, a Polícia acredita que possa ter agido a mando de alguém.

O pai da suposta vítima atendeu a porta

Primeiro ele chamou na porta da casa. Quem atendeu foi o pai da suposta vítima; pediu se o filho dele estava e ele respondeu que não. Questionou ainda se tinha, ao menos, o telefone dele; mas o pai falou que não sabia aonde o filho estava e não tinha contato, embora ele tivesse saído do local há poucos minutos.

O sujeito saiu de lá. O pai fechou a porta da residência e foi para a cozinha. Não deu nem 20 minutos e sentiu os tiros contra a casa. Ligou para um vizinho e pediu para que chamassem a polícia.

Foi preso caminhando perto da casa

Criminoso foi preso pela BM a poucos metros do local (FOTO: Cleiton Zimer)

A Brigada Militar de Dois Irmãos rapidamente foi ao local e encontrou o sujeito andando a pé, a poucos metros da casa alvejada, na quadra seguinte. Com ele estava um revólver calibre 38 e oito balas, das quais três deflagradas.

Detido, ele foi conduzido ao atendimento médico em Dois Irmãos para exames e, posteriormente, foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, onde foi lavrada ocorrência por tentativa de homicídio. A Brigada Militar seguiu isolando o local e, ainda durante a madrugada, a perícia foi realizada.

Revólver calibre 38 usado pelo homem (FOTO: Cleiton Zimer)

Foi lá para eliminar a vítima

O delegado Felipe Borba, da Delegacia de Dois Irmãos, disse que as investigações ainda estão no início e, portanto, são poucas as informações disponíveis. O preso teria dito que foi lá para matar a vítima, e que seria um desafeto seu. “Mas a gente acredita que, pelo histórico, tanto do preso, como da potencial vítima, existiria algum tipo de desacordo ou dívida em relação ao tráfico de drogas”, comenta.

Borba fala que é comum existir este tipo de cobrança, intimidação, relacionada ao tráfico. “Não existe mais nenhuma outra hipótese aparecendo como provável”.

Enviado para matar

O delegado analisa, com os dados que existem até agora, a maneira como tudo aconteceu. “Em tese o atirador efetuou os disparos sem ter certeza da presença física da vítima em potencial, e isto ficou um pouco estranho”.

Borba diz que quando é dívida de tráfico, cobrança, até mesmo matar alguém, a ação costuma ser melhor planejada, minimamente. Este sujeito, aparentemente, não tinha muitas informações nem sobre a vítima. Então a gente acredita que ele possa até ser enviado para matar”.

Agora vamos ver se tem mais alguém envolvido, que tenha vido para auxiliar de alguma forma”, afirmou Borba. O preso disse que veio de Uber para Dois Irmãos. Uma informação inicial indicava que um Fiat Pálio preto tinha deixado ele no local, porém, em seguida, esta tese foi descartada pois o veículo foi abordado mais adiante e dentro dele estava uma família, sem relação com o caso.

Passagens pela polícia

Apesar de diversas passagens, o criminoso também não está em uma posição muito elevada no tráfico, aparentemente. Possuí antecedentes por tráfico, furto, receptação, em cidades como Farroupilha, Bento e Garibaldi. Inclusive, foi preso em flagrante no ano passo por tráfico em Farroupilha, mas estava em liberdade.

Suposta vítima não foi mais localizada

Desde o momento do ocorrido, a potencial vítima – que é um homem -, não foi mais localizada. Inclusive, ele também haverá de ser ouvido pela polícia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.