Destaques
TERCEIRA IDADE: “É importante ocupar o tempo com tarefas agradáveis”
Morro Reuter – Desde 2006 como rei e a rainha do Kerb, José Flávio Birck e Lurdes Dieter Birck são sinônimo de alegria e diversão nos eventos da região. Sempre presentes nos bailes da terceira idade, animam os grupos e fazem muitas amizades. Por isso, O Diário escolheu eles para contarem um pouco de como estão ocupando o tempo durante a pandemia. Antes, participavam de bailes e encontros praticamente toda semana, mas as coisas tiveram de mudar. O último baile foi em São José do Herval, ainda em março.
Nesses quatro meses de isolamento social, o casal continua mantendo contato com alguns grupos de Dois Irmãos, Ivoti e Morro Reuter, mas apenas por telefone. “A gente liga para eles. Manda mensagem. Procura saber como estão”, destaca Lurdes. No caso deles, ficar em casa não está sendo o mais difícil, mas sim a saudade e não poder abraçar os amigos.
Manter a mente ocupada
Sem poder sair muito de casa, o jeito está sendo arrumar tarefas para manter a cabeça ocupada. Lurdes aproveita para fazer máscaras e crochês, enquanto Flávio cuida do próprio jardim e também trata dos pássaros que os visitam diariamente. Todo dia colocam frutas para eles. Tem várias espécies que aparecem e cada uma tem seu horário de vir.
Recado aos idosos
Lurdes ressalta que entende o quanto muitos dos idosos devem estar entediados e loucos para sair de casa, mas aconselha que o melhor é aguardarem a pandemia passar. “Muitos dos idosos moram sozinhos. Os bailes e as missas eram os únicos locais onde conversavam com outras pessoas. Mas é preciso que todos façam sua parte e se cuidem para quando as coisas voltarem ao normal poder se reencontrar novamente”.