Destaques

Trabalhador morreu no dia do seu aniversário em Santa Maria do Herval

02/12/2021 - 09h59min

Atualizada em 02/12/2021 - 10h08min

Adolar Ezequiel Bello falece no dia em que completou 38 anos. Caminhão caiu de uma ribanceira e deixou outros quatro colegas feridos (FOTO: Cleiton Zimer / reprodução redes sociais)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O mês de dezembro começou com uma tragédia. Um trabalhador morreu em um grave acidente de caminhão no início da tarde de quarta-feira, dia 1º, por volta das 13h, na localidade de Alto Morro dos Bugres. Ele faleceu no exato dia do seu aniversário de 38 anos.

Identificado como Adolar Ezequiel Bello, a vítima era natural de Porto Alegre e era um dos caroneiros do veículo. Outras quatro pessoas ficaram feridas.

A fatalidade foi registrada em uma estrada paralela à Rua 4 de Outubro (que é a principal da localidade). O caminhão é da empresa Conecta, que presta serviços terceirizados para a RGE Sul. Ao transitar pele rua, carregando postes de concreto, parte da estrada de chão batido cedeu fazendo com que o caminhão despencasse de uma altura de 10 metros.

Pulou para se salvar

De acordo com o relato dos colegas às equipes de resgate, Adolar teria pulado do caminhão na tentativa de se salvar mas acabou sendo atingido pelos postes e pelo próprio veículo, sendo esmagado e faleceu na hora. Seu corpo ficou preso debaixo de um poste que, inclusive, partiu ao meio com o impacto.

As outras quatro vítimas tiveram escoriações leves e foram socorridas para o Ambulatório 12 de Maio; três delas foram encaminhadas para fazer raio x em Dois Irmãos.

Difícil acesso

Além de ambulâncias do município, o Corpo de Bombeiros e SAMU de Dois Irmãos ajudaram a socorrer as vítimas.

O trecho, que é de difícil acesso, foi isolado pela Brigada Militar de Santa Maria do Herval até a chegada da perícia que veio ainda na tarde de ontem, mas não foi possível periciar o veículo por estar caído na ribanceira.

O corpo da vítima foi retirado por uma funerária e, o caminhão, deve ser retirado nos próximos dias – ainda estão sendo estudadas alternativas pois é necessário equipamento especial para tal.

Relato do motorista

Já durante a tarde de ontem a Polícia Civil de Santa Maria do Herval fez as oitivas com testemunhas para apurar as circunstâncias do ocorrido.

O motorista teria dito que estava no trecho da descida, devagar, quando sentiu que o caminhão começou a puxar para a direita – provavelmente devido à terra molhada – e, no momento em que o veículo passou por cima de uma pedra maior, ela teria se deslocado e causado o desmoronamento do barranco, fazendo com que o caminhão capotasse.

Durante a tarde, várias equipes da Conecta e da RGE estiveram no local. Colegas da vítima estavam em choque com a fatalidade.

Dois acidentes fatais em dois dias

Dois acidentes consecutivos com caminhões marcaram de forma trágica essa semana. O primeiro acontece na manhã de terça-feira, 30, no Travessão Rübenich em Dois Irmãos, quando o mecânico Gerson Holz, 46 anos, foi ejetado do caminhão que testava após a cabine bascular – faleceu na hora.

O acidente de ontem em Santa Maria do Herval, que vitimou Adolar Ezequiel Bello, gerou comoção na região, sendo mais um trabalhador que morreu em serviço.

 

Sair da versão mobile