Destaques

Troca de postes “respingou” reclamação para todo lado em Dois Irmãos

11/02/2021 - 07h20min

Servidores da Prefeitura tiveram que limpar as calçadas e ruas. (Foto: Volmir Müller)

Por

Rogério Savian

Dois Irmãos – A substituição de postes de madeira por concreto na Av. São Miguel era para ter sido comemorada como uma grande conquista, depois de anos de espera. Mas, infelizmente a repercussão foi negativa aos olhos de muitos. O serviço aconteceu na tarde da sexta-feira, conforme estava previsto e informado no próprio site da RGE. Porém, segundo lojistas, essa é uma obra que deveria ter sido feita há 10 anos, então não concordam com o dia escolhido (1ª sexta-feira do mês). Alguns alegam que se fosse no mês de janeiro até seria aceitável, mas jamais em fevereiro. Outra queixa foi que a obra atrapalhou o trânsito na avenida, devido aos caminhões em operação, além de algumas travessas terem sido parcialmente bloqueadas. O principal prejudicado foi o comércio, que ficou sem luz e com isso não conseguia vender no cartão porque também não funcionava o telefone e nem a internet. Além disso, ficaram calçadas quebradas e sobras de terra deixadas ao lado.

As queixas foram tantas que o assunto foi parar na sessão da Câmara, na segunda-feira. Na ocasião os vereadores Paulino Renz (PDT) e Ederson Bueno (MDB) relataram as reclamações dos moradores. Ederson apresentou até fotos dos problemas. Ambos solicitaram uma audiência pública com a RGE.

Jerri esteve reunido, de forma virtual, com a consultora da RGE Sul. (Foto: PMDI)

 Reunião com a RGE

Na terça-feira, o prefeito Jerri Meneghetti esteve reunido, de forma virtual, com a consultora de Negócios da RGE, Elisandra Castro, para exigir melhorias no fornecimento de energia. Ele cobrou da distribuidora mais cautela com o desligamento programado da energia para troca de postes e, assim, não causar prejuízo aos munícipes. Também pediu mais capricho e zelo nos serviços executados pela empresa terceirizada. “Queremos investimentos e melhorias na cidade, mas precisam ser melhores programadas para que os munícipes possam se organizar e o município estar de retaguarda para dar suporte, caso seja necessário”. O prefeito também pediu mais agilidade no tempo de resposta para o restabelecimento de energia elétrica, após intempéries.

A consultora da RGE admitiu os problemas e afirmou que a empresa irá atender as demandas da melhor maneira possível. Também ressaltou que Dois Irmãos teve investimentos em sua estrutura de rede e substituição de postes na ordem de R$ 1,2 milhão em 2020. O município conta com 5.401 postes, sendo 3.938 de concreto ou fibra e 1.463 de madeira. O cadastro dos clientes para recebimento dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do site da RGE.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário