/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Um golaço pela integração e a formação educacional

06/08/2019 - 20h01min

Atualizada em 06/08/2019 - 20h02min

“Luiza rouba a bola, desvia do oponente e segue rápido em direção ao meio da quadra, mais um toque e segue livre, em velocidade, perto da linha da área, só ela e o goleiro, olha pra frente, vai chutar e golaço! Colocou forte no meio do gol e um enorme sorriso no rosto! Volta correndo para a defesa, pronta para continuar o jogo.” Se os jogos do Festival Escolar de Futsal fossem narrados, esse seria um dos vários belos lances que ocorreram na manhã de ontem, dia 06, no Ginásio Municipal 20 de Setembro. “Fiquei muito feliz porque eu nunca tinha feito um gol tão bonito”, conta a pequena Luiza Schuster, 9 anos, aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Panorâmico.

O Festival, que iniciou na segunda feira, segue até hoje e ao todo cerca de 220 crianças da rede municipal de ensino devem participar dos jogos, divididos nas categorias Dente de leite, Pré-mirim e Mirim. “A proposta é realizar uma atividade focada para os menores e incentivar a interação entre as escolas”, comenta a Diretora de Desporto, Jéssica Winckelmann. Ela ainda explica que no Festival os times são mistos e montados na hora, onde as equipes contam com meninos e meninas de diversas EMEFs. “A ideia surgiu depois de reunião com os professores, para buscar diminuir a rivalidade e aumentar a integração entre todos.”

Integração
Aluno do 5º ano da EMEF Aroni Mossmann, Francisco Moreira, 10, diz que “o Festival é divertido” e destaca que o melhor, para ele é “fazer novos amigos e conhecer pessoas de outras escolas.” Contudo, ele reclama de uma coisa. “Não é legal quando não passam a bola ou brigam. Mas jogar tem sido legal”, comenta. A professora Camila Costa, da mesma EMEF, diz que para as crianças basta querem participar. “Neste momento eles criam novas amizades, aprendem coisas novas, eles e nós conhecemos outros alunos e no fim todos acabam ganhando.”

Jogos
Nos jogos da última terça-feira, 06, mais de 30 meninas integraram os 10 times que foram formados. Para a maioria delas, jogar bola é a sua paixão. “Eu amo jogar futsal. Gosto muito de praticar esportes e na escola sempre participo”, conta Camile Sulzbch, 10, da EMEF Nicolau Fridolino Kunrath. Quando questionada sobre como é jogar junto com os meninos, responde sem pensar. “Todos podemos jogar juntos. Meninas também podem ir para a quadra, porque não somos fracas”, destaca. Lucas Doré, 10, da Escola Aroni Mossmann, concorda e dá a sua opinião. “Quando as meninas jogam junto elas percebem que também podem jogar igual todos os outros.”

Já Isadora Koch, 9, aluna do 4º ano da Escola Jardim Panorâmico, a maior recompensa do Festival vem por último. “Mesmo que seja de participação, ganhar medalha é muito legal!”, comemora.

 

Sair da versão mobile