Destaques
“Um sentimento muito angustiante”, diz prefeito em apelo a Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Recuperado após enfrentar a Covid-19, o prefeito Jorge Darlei Wolf veio a público pela primeira vez na tarde de sexta-feira, 12, para falar sobre sua experiência vivida com a doença. Darlei foi diagnosticado positivo no dia 17 de fevereiro e internado no Hospital Nova Petrópolis no dia 24, permanecendo lá por 10 dias.
“É um sentimento muito angustiante”, definiu o prefeito. Ele conta que muitas vezes sentia falta de ar, tosse e febre, e tinha medo de precisar ser internado em leito de UTI, e não encontrar vaga. Enquanto esteve com a doença, pacientes do município morreram esperando uma vaga de UTI na região, que nunca chegou. O tempo de internação, segundo ele, o fez refletir sobre as ações individuais e coletivas. Por isso. Fez um apelo à população para que aumentem os cuidados e levem a doença a sério. “Pois se cada um fizer sua parte e tomar todos os cuidados, sairemos desta situação e voltaremos a normalidade o mais rápido possível”, disse.
Variante do vírus
O prefeito disse que Nova Petrópolis enfrenta dois graves problemas: um é, evidentemente, o sistema de saúde, que está com uma alta taxa de ocupação. Há quase duas semanas, há espera de pacientes para que sejam internados em uma UTI. “Já tivemos pessoas morrendo nesta fila”. Essa gravidade deve-se à forte variante do coronavírus que está predominando no Estado.
O outro problema é referente à economia. Darlei disse que o município está seguindo os protocolos adotados pelo Governador Eduardo Leite, mas que vem buscando soluções para que mais atividades retornem ao trabalho sem infringir a lei.