Destaques

Vacinação contra gripe começa nesta segunda por crianças e gestantes

11/04/2021 - 18h29min

Atualizada em 11/04/2021 - 18h36min

(Foto: Agência Brasil)

Região – Nesta segunda-feira, 12, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais dão início a Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2021. Acontecendo simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19, a da gripe conta com um cronograma escalonado, dividido em três etapas, no qual crianças e gestantes fazem parte da etapa inicial e que já poderão se vacinar.

De acordo com o Governo do Estado, 5 milhões de pessoas que residem em solo gaúcho estão aptas a receber a vacina. Assim, a meta de vacinação é atingir 90% de cada um destes grupos prioritários: crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Cada município possui autonomia para definir de que forma a campanha será realizada e também em que data será feito o Dia D de mobilização da vacinação contra a gripe. Além disto, vale lembrar que para receber a vacina, é necessário levar a carteira de vacinação.

Cronograma da campanha

Iniciando amanhã, a primeira etapa da vacina vai de 12 de abril até 10 de maio e tem como público-alvo crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas, que são mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto, sendo assim preciso comprovar com certidão de nascimento da criança ou cartão da gestante; trabalhadores que atuam na área da Saúde e povos indígenas.

Já a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe tem início no dia 11 de maio e se estende até o dia 08 de junho, e será o período destinado a vacinar pessoas com 60 anos ou mais e professores.

A terceira e última etapa, que tem início no dia 09 de junho e final no dia 09 de julho, é a que abrange a maior quantidade de grupos. Nesta, serão vacinados: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Vacinações em paralelo

Apesar de não proteger a pessoa de ser infectada pela Covid-19, neste momento de pandemia é de ainda maior importância que a imunização contra a gripe seja realizada. No entanto, com as vacinações ocorrendo paralelamente, surgem algumas dúvidas.

Por isso, a médica Andréa Lima Leal, que atua profissionalmente em Ivoti desde 2013, explicou algumas questões essenciais as quais se deve prestar muita atenção antes de receber a aplicação da vacina:

É necessário realizar um intervalo entre a vacina da gripe e da Covid-19?

“A vacina contra a Covid-19 deve ter 14 dias de intervalo, antes e depois de qualquer vacina. Ou seja, se a pessoa fizer a vacina da Covid, tem que esperar 14 dias para fazer a vacina da influenza (gripe). E, se fizer a vacina influenza, tem que esperar 14 dias para poder fazer a vacina Covid.”

Como deve proceder quem está no aguardo pela segunda dose da vacina contra a Covid-19?

“Se a data marcada para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 for antes dos 14 dias, então, a orientação é que complete o esquema da Covid (primeira e segunda doses), espere 14 dias e faça a vacina influenza. Estamos no ápice da transmissão do coronavírus, com muitos casos novos aparecendo todos os dias, então, a prioridade é completar o esquema contra a Covid-19.”

Qual vacina deve ser priorizada?

“A prioridade é fazer a vacina Covid primeiro, pois a situação epidemiológica está indicando que a pessoa tem um risco muito maior de se infectar pelo Covid do que pelo influenza.”

Há alguma restrição que pode impedir a aplicação da vacina contra a gripe em algumas pessoas?

“Devido à pandemia, a pessoa deve realizar a vacina evitando aglomerações e exposições desnecessárias. Isto já tem sido observado, com a realização dos “drive-thrus”. Pessoas com sintomas gripais ou febre devem passar primeiro por consulta, para ver se não estão com Covid, pois, se estiverem, devem adiar a vacina contra influenza. Os impedimentos a tomar a vacina influenza (gripe) são: alergia grave ao ovo, reação alérgica quando tomou a vacina em anos anteriores, uso de medicação que baixa a imunidade. ”

Qual a importância de se vacinar contra a gripe neste momento?

“A vacina influenza, ou da gripe, pode prevenir casos graves de síndrome gripal causada pelo vírus influenza. Os sintomas do influenza são os mesmos do Covid e podem ser confundidos. Também pode acontecer do vírus baixar muito a imunidade da pessoa e, se ela for exposta ao Covid, ter um quadro mais grave.”

Sair da versão mobile