Destaques

Verdurico Hortaliças é o primeiro sítio 100% orgânico de Morro Reuter

12/01/2021 - 09h36min

Morro Reuter – Desde novembro, uma propriedade no interior do Batatenthal está produzindo e comercializando seus produtos com um selo ainda pouco visado pela maioria dos produtores, mas que abre uma gama de novos negócios: a certificação de produção 100% orgânica. A Verdurico Hortaliças teve reconhecido, após um longo processo, a sua produção de alimentos orgânicos.

Segundo o agrônomo e produtor Frederico Kelber, o selo é válido por um ano e, com o certificado, a empresa passa a vender para qualquer mercado seus produtos. “Sem o selo, você pode vender estes produtos apenas para o consumidor final, não conseguindo ampliar o mercado. Agora o consumidor vai poder comprar os produtos da Verdurico também em lojas como as de produtos naturais”.

Atualmente, o foco das vendas da empresa é no Vale dos Sinos e na Região Metropolitana. Entretanto, Frederico ainda destaca que a Verdurico vai se moldando de acordo com o público e que pretende expandir as vendas para a Serra e região das Hortências, visto que este é um mercado que está em alta nos últimos anos.

 

Carro-chefe é o tomate

O principal produto cultivado no sítio de Frederico é o tomate italianinho ou mini italiano, sem o uso de qualquer agrotóxico e com tipo de cultivo a céu aberto, sem o uso de estufas. A técnica utilizada no plantio 100% orgânico ainda consiste em uso de adubo natural e a proteção dos pés de tomate através de ervas medicinais e outros tipos de plantações, que servem para repelir o ataque de pragas, principalmente os percevejos.

A Verdurico ainda trabalha com hortaliças diferentes, como acelgas e alho poro, temperos como manjericão, alecrim e sálvia, além de chás, mas 90% da lavoura é voltada na produção de tomates orgânicos. “A partir de agora, com o selo, o nosso foco é no tomate, nas ervas finas e medicinais”, completou.

A empresa

A empresa surgiu logo depois que Frederico se formou em agronomia na UFRGS, vindo a morar em Morro Reuter para concretizar sua vontade de trabalhar na produção de alimentos orgânicos. A Verdurico está com quatro anos, sendo há dois anos e meio no mercado, vendendo para o consumidor final. Além da crescente procura por lojas de produtos naturais, os alimentos produzidos no sítio podem ser adquiridos diretamente pelas redes sociais da empresa, no Facebook e também no Instagram.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário