Destaques

Vereador Alexandre entra com projeto para a retirada de fios excedentes em Nova Petrópolis

06/05/2021 - 16h37min

Além de perigosos, cabos sem utilidade deixam feia a paisagem urbana (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O vereador Alexandre da Silva (PSB) entrou com um projeto de lei na Câmara, pedindo que empresas de energia elétrica, telefonia fixa, banda larga, televisão a cabo ou outro serviço, sejam obrigadas a retirar o excesso de fios sem uso e outros equipamentos inutilizados dos postes do município.

O objetivo é garantir a segurança dos munícipes e visitantes, evitando que acidentes ocorram com pedestres, ciclistas, motociclistas dentre outros, em fiações inutilizadas que, por vezes, acabam caindo sobre ruas, estradas e calçadas. Além de melhorar o aspecto visual, a retirada do excesso de cabos e fios melhoraria o aspecto visual de Nova Petrópolis. “A fiação excedente causa sensação de sujeira e falta de cuidado, enfeia a paisagem urbana. A intenção é, também, promover o bem-estar paisagístico e ambiental, e proteger o patrimônio”, explicou.

Fios em excesso podem ser visto em frente à Prefeitura e ao Banco do Brasil (Créd.: Dário Gonçalves)

Silva ingressou com o projeto na sessão de segunda-feira, 3, porém, ele pediu para deixar em pauta por cerca de duas semanas para que outros vereadores possam analisar e adicionar sugestões que melhorem a lei proposta.

Se aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, a lei prevê como punição às empresas que descumprirem as regras, notificação, multa e até proibição temporária do funcionamento do serviço. Em casos de reincidências, as punições seriam dobradas e, em todos os casos, o pagamento da multa não isenta da obrigatoriedade de retirada da fiação excedente.

Vista ficaria mais bonita sem os fios (Créd.: Dário Gonçalves)

Sair da versão mobile