Destaques

Vereador propõe audiência pública para reduzir salários dos legisladores em Herval

03/09/2020 - 11h02min

Câmara de Vereadores de Santa Maria do Herval (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Durante a sessão na Câmara o vereador Plinio Wagner (PP) disse que diante dos questionamentos da comunidade quanto ao salário dos edis, pede que seja feita uma audiência pública para ver uma possível redução. “Muita gente acha que é muito e que estamos trabalhando pouco; vamos ouvir a comunidade”, disse, afirmando que acredita que o salário não é alto “mas talvez a gente possa colaborar um pouco mais com o município”. Ao mesmo tempo, Plinio alfineta dizendo que quem acha que estão ganhando muito pode colocar seu nome à disposição nas eleições.

O vereador Cleidir Arnold (MDB) se manifestou, dizendo que não vê a necessidade de diminuir os salários dos vereadores. “Cada um faz a sua parte e quem achar que não trabalha pelo seu salário que faça a devolução do mesmo”, pontuou, citando que há uma lei específica para a doação. Fala ainda que o Legislativo tem direito a 6% do orçamento, que não gastam nem 3% e que o restante é devolvido para a prefeitura. “Não gastamos dinheiro à toa”.

Félix Alles (PDT) concordou com Cleidir, dizendo que é totalmente favorável à doação do salário. “Quem tem o salário sobrando e não o usa como vereador, que faça a doação, temos uma lei para isso”, disse, enfatizando que vereador ativo tem despesas e, que hoje, a Câmara do município é uma das mais econômicas a nível estadual.

Por último o presidente do Legislativo,GermandoSeger (PSDB – Posch), disse que essa questão pode ser deixada para os vereadores da próxima gestão. “Quem sabe nenhum de nós vai se eleger; os próximos que façam os salários deles ou devolvam”. Concluiu elogiando todos os vereadores, dizendo que nas duas vezes que foi presidente – em 2017 e 2020 – não assinou diária para ninguém.

 

 

Sair da versão mobile