Destaques

Vereadores aprovam incentivo à inseminação artificial em Nova Petrópolis

22/02/2021 - 12h00min

Atualizada em 22/02/2021 - 16h15min

Vereadores aprovaram por unanimidade (Créd.: Jéssica Zang)

Nova Petrópolis – Os vereadores aprovaram, na sessão do dia 18, o projeto que institui o programa de inseminações artificiais realizadas em gado leiteiro. O objetivo é promover um auxílio de 100% do valor do sêmen na primeira inseminação, 80% na segunda e 50% a partir da terceira. Inicialmente, a proposta do Executivo era de auxiliar em 80%, no entanto, a pedido dos vereadores, o valor foi ampliado.

O programa contempla até cinco inseminações anuais por produtor. Após as cinco inseminações no mesmo ano, no período seguinte o produtor deverá apresentar um laudo indicando a saúde do animal e que ele se encontra apto ao procedimento. O secretário de Agricultura, Jorge Lüdke, explicou que o produtor tem três meses de prazo para ir à Prefeitura mostrar o recibo da inseminação e buscar o dinheiro de volta, que será depositado em sua conta.

Também foi aprovado o projeto que fixa a remuneração dos conselheiros tutelares em R$ 2.117,68 e pode ser reajustável na mesma data e pelos mesmos índices dos demais servidores municipais. Outra aprovação, foi sobre a troca de professora da educação infantil com Morro Reuter. Como a professora que atua em Nova Petrópolis reside em Morro Reuter e a professora que atua em Morro Reuter reside em Nova Petrópolis, a troca será feita, evitando gastos de deslocamento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário