Destaques
VÍDEO: mais de sete mil aves foram perdidas em incêndio em Lindolfo
Lindolfo Collor – A manhã de 1º de maio foi de muito trabalho para a Família Berwian em 14 Colônias, divisa entre Lindolfo Collor e Presidente Lucena. O pai José Lino, o filho Josimar e a esposa Valéria recolheram as aves mortas durante incêndio em seu aviário, ocorrido na noite desta quinta-feira, 30. De acordo com os moradores, o espaço comporta 30 mil aves e o último lote que receberam da Granja Pinheiros na terça-feira, 28, continha 23 mil frangos, entre 21 e 45 dias de vida.
Pela estimativa da família, cerca de 7,5 mil animais acabaram morrendo no incidente. Como possui dois espaços para criação, as aves que sobreviveram foram transportadas para a outra estrutura, que fica ao lado do aviário incendiado. O incêndio aconteceu na parte central da estrutura.
A família acredita que foi causado por uma fagulha que escapou do alimentador de uma caldeira. Como ao lado do aquecedor tinha lenha, algo em torno de sete metros de madeira, a reação do fogo no material, alimentado pelos ventiladores, contribuiu para a propagação das chamas.
No momento do incêndio, ninguém estava em casa, que fica em frente ao aviário. Bombeiros de três guarnições compareceram para conter as chamas: Ivoti, Picada Café e São José do Hortêncio. No entanto, o primeiro combate às chamas partiu dos próprios moradores, contaram com a ajuda de vizinhos. A estrutura incendiada tem 25 anos e a família agora luta para limpar a área afetada e recomeçar a construção.