Conecte-se conosco

Destaques

VÍDEO: Poeira na 14 Colônias, em Lindolfo, é incômodo para moradores

11/03/2020 - 07h50min

Ernesto (1º da dir. para esq.) mora com a família há mais de 20 anos no local (Créditos: Felipe Faleiro)

Lindolfo Collor – Há mais de 20 anos, a família do agricultor Ernesto Heck vive uma situação incômoda na Estrada Geral 14 Colônias. Segundo ele, a poeira é constante em dias de sol e calor, durante o trânsito, especialmente de veículos pesados. Eles pedem providências para a resolução do problema, que, segundo eles, vêm de outras Administrações.

O ponto de referência onde os moradores solicitam soluções é no local próximo a onde há diversos painéis fotovoltaicos, às margens da via. Neste lugar, há também alguns valos ao lado da via, oferecendo risco tanto para os moradores como quem trafega por ali. A estrada liga 14 Colônias à Av. Presidente Lucena, bem como à estrada que leva a Lindolfo e São José do Hortêncio.

A estiagem que atinge a região é visível nas pedras e na própria terra. O material gruda nos calçados e nas folhas que insistem em permanecer verdes, apesar da falta de chuva. A esposa de Ernesto, a aposentada Solmi Heck, conta que lavar a roupa nestes dias de terra e pó acumulados têm sido um verdadeiro desafio.

“Pode ter aqui um calçamento ou asfalto”, afirma Ernesto, que exibe vídeos gravados por ele onde o pó sobe a cada caminhão que passa. Afirma também que o patrolamento até passa com frequência, concentrando a terra e evitando que ela fique solta. A última vez foi há cerca de um mês. Mas o problema retorna pouco tempo depois.

O que diz a Prefeitura

O prefeito Gilmar de Quadro, o Gordinho, disse que os recursos estão escassos para o local, e que, por ora, outros lugares do município que têm necessidade estão sendo priorizados. “Estou fazendo meu melhor, mas um ano é muito pouco tempo. Se vier minha reeleição, aí podemos destinar mais tempo e verbas para lá”, disse ele.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.