Destaques

Videomonitoramento de Nova Petrópolis será espelhado na SSP do Estado

04/12/2020 - 11h33min

Atualizada em 04/12/2020 - 11h36min

Nova PetrópolisO município será um dos primeiros da Região das Hortênsias a ter as imagens captadas pelas câmeras que integram o sistema de cercamento eletrônico espelhadas na Central de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/RS). O apoio à segurança por meio do videomonitoramento será conduzido pelo Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP/RS.

Nova Petrópolis implementou o videomonitoramento em 2015 e, em agosto de 2019, ampliou o número de câmeras, renovou o convênio com a SSP/RS e a interveniência da Brigada Militar, que permite a operação por mais cinco anos. No mesmo ano, também implementou o cercamento eletrônico, credenciando o município ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) do Estado. O município possui 37 câmeras operando em sete pontos estratégicos. Este espelhamento refere-se ao convênio SIM e reforça a parceria com o Estado no combate à criminalidade.

As câmeras do cercamento eletrônico ajudam a identificar veículos que estejam irregulares, que tenham sido furtados e/ou roubados, pois fotografam em alta resolução, as placas dos veículos. Softwares analisam as imagens, fazem o reconhecimento da placa e enviam, em tempo real, as informações para o Sistema ONE (Operador Nacional dos Estados), da secretaria da Fazenda do RS. O ONE, por sua vez, submete a placa analisada à Base de Dados de Veículos Irregulares do DETRAN. Quando constatada alguma irregularidade, o sistema envia um alerta para as Salas de Comando e Controle mais próximas, para que estas tomem as providências possíveis.

Sair da versão mobile