Destaques
Vídeos: moradora de Herval é vítima de tentativa de assalto em Igreja de Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos –Na manhã dessa segunda-feira, 16, às 8h20, uma jovem de Santa Maria do Herval estava rezando na Igreja Matriz, no Centro de Dois Irmãos, quando foi vítima de uma tentativa de assalto. Uma senhora à abordou com uma faca e tentou levar seu celular, entretanto, não obteve êxito.
A vítima, de 19 anos, relatou que veio de Santa Maria do Herval à Dois Irmãos de ônibus para fazer autoescola. É de costume dela, antes das aulas e durante o intervalo, ir à Igreja. “É um lugar tranquilo para orar e ler”. Mas hoje foi diferente.
Ela contou que se sentou em um dos bancos próximos à entrada lateral do templo. Pegou o celular e, através de um aplicativo, começou a rezar. Haviam mais três senhoras no local, à frente, também rezando. Relatou que viu uma mulher entrando e indo em direção ao altar; até então, nada de anormal.
Abordou e foi atrás da vítima
A jovem continuou suas orações, com a cabeça abaixada e segurando o celular. Em determinado momento alguém passou em frente, parou e tentou puxar o aparelho das suas mãos. A vítima, entretanto, não soltou e, ao olhar para cima, viu que a mulher estava armada com uma faca, apontando-a em sua direção.
Imediatamente se levantou e recuou, indo para os fundos da Igreja. A mulher tentou ir atrás, apontando a arma branca, mas percebeu que não conseguiria alcançá-la. Deu meia volta e, tranquilamente, foi para a saída lateral. Nem notou que no banco estava à bolsa da vítima (ou não fez questão de pegar). Seguiu em direção à Av. Sapiranga.
Estava nervosa mas, manteve a calma!
A jovem, apesar da situação de risco e do nervosismo, conseguiu manter a calma. “Quando ela puxou meu celular logo não entendi. Achei que era alguém querendo pedir alguma ajuda. Mas, quando olhei, ela estava com a bolsa pendurada no braço e uma faca apontada para mim”.
Quando recuou para fugir, a vítima notou que a mulher apresentava algum tipo de confusão pois não havia empregado muita força, tampouco usou de alguma ameaça. “Quando ela estava indo embora, uma outra senhora também se deslocava para a saída e gritei avisando que ela estava com uma faca”.
Por fim, mesmo diante do perigo, a jovem disse que ficou aliviada por ter acontecido com ela e não com as outras fiéis. “Se, talvez, ela tivesse abordado alguém que reagisse de outra maneira, o desfecho poderia ter sido outro”.
Morena, de cabelos compridos e crespos
A Brigada Militar foi acionada. Em seguida, uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos. Imagens das câmeras de videomonitoramento flagraram a ação e, através delas, a polícia busca identificar a autoria do fato. “Estamos solicitando informações sobre a identidade, caso alguém reconheça”, disse o delegado Felipe Borba.
Qualquer informação pode ser repassada à Delegacia, inclusive de forma anônima, pelo whats 51 98543-7318, ou fone 51 35641190.
Conforme a vítima relatou à reportagem, a mulher usava uma calça verde neon, uma máscara vermelha com bolinhas brancas. Sua estatura era média, morena, de cabelo comprido e crespo. “Daria, no máximo, uns 50 anos para ela”.
VEJA, ABAIXO, OS VÍDEOS DISPONIBILIZADOS PELA POLÍCIA CIVIL PARA AJUDAR NA IDENTIFICAÇÃO DA MULHER: