Destaques
Vítima tem WhatsApp clonado em Dois Irmãos e criminosos tentam pedir dinheiro
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Uma moradora de Novo Hamburgo que possuí vínculos com Dois Irmãos registrou uma ocorrência na Delegacia de Polícia Civil na quarta-feira, 8, após ter seu WhatsApp clonado por golpistas, que usaram a ferramenta para pedir dinheiro aos seus contatos.
De acordo com o registro a vítima recebeu uma solicitação de amizade no Facebook de uma conta falsa da Snowland de Gramado para participar de um suposto sorteio, já que viram através da rede social da vítima que ela é ex-funcionária do local.
Segundo a polícia, para participar do tal sorteio enviaram um código para a vítima através de um SMS e ela tinha que informar quais os números que tinham recebido. Ela informou o código e, com isso, clonaram sua conta no WhatsApp. Os criminosos começaram a mandar mensagens para familiares e amigos pedindo quantias em dinheiro que variaram de R$ 200 a R$ 1 mil, além de pedir para pagar boletos.
Todos que foram contatados desconfiaram e não depositaram nenhuma quantia nem efetuaram pagamentos. A vítima conseguiu reverter a situação.
A polícia orienta que, nesses casos, quando alguém pedir dinheiro por mensagem, se confirme a informação ligando para a pessoa ou encontrando-a pessoalmente. Além disso, desconfiando, jamais deve se fornecer qualquer tipo de informação.