Destaques
Voluntária reúne moradores e Prefeitura para recolher lixo na BR-116 entre Nova Petrópolis e Picada Café
N. Petrópolis/P. Café – Uma ação voluntária que partiu da moradora Maria Dolores Bratz resultou no recolhimento de 20 sacos cheios de lixo retirados das margens da BR-116, na manhã de sábado, 1º. O mutirão contou com a presença de cerca de 10 pessoas, entre elas estavam o prefeito Jorge Darlei Wolf, os secretários de Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke; e de Turismo, Rodrigo Santos, e a vereadora Kátia Zummach.
Maria conta que a ideia surgiu na semana passada, quando ela descia para Picada Café e percebeu a grande quantidade de lixo na lateral da BR, principalmente latas, garrafas pets e sacos plásticos. Incomodada, ela conversou com o marido, Neco, e os vizinhos Nicole e Júlio, que toparam o desafio de fazer uma limpeza na rodovia. A partir daí, Maria anunciou a ideia em seu perfil no facebook, convidando os amigos para se juntarem à ação. Também participou Helena, mãe de Nicole.
“O secretário Rodrigo viu e me ligou, disse que ia com a gente. Então liguei para o prefeito pedindo que disponibilizassem sacos de lixo. Ele não só doou (15), como se ofereceu para ir junto. Ainda faltaram sacos, nem nós imaginávamos que haveria tanto lixo”, explica. Darlei exaltou a iniciativa da moradora, e disse que depois que as laterais da BR passaram por serviços de poda e roçadas, foi possível enxergar melhor o lixo depositado na pista.
Missão cumprida
A voluntária fez questão de agradecer todos que vestiram a camisa e ajudaram nesta causa ambiental. Para ela, o sentimento de missão cumprida e gratidão. “Foram 8,5 km entre Nova Petrópolis e Picada Café. Saímos as 7 horas e terminamos ao meio dia. Que nosso exemplo possa servir de inspiração para outros. Vamos cuidar no meio ambiente!”, contou.
A ação foi comunicada previamente ao DNIT e à Polícia Rodoviária Federal pela Prefeitura. Para o recolhimento, metade do grupo iniciou a coleta no acesso a Nova Petrópolis e o outro percorreu a BR-116 no sentido oposto. “Ficamos impressionados com a quantidade de lixo. Encontramos todo tipo de objeto, mas principalmente garrafas e latas de bebidas. Obviamente essa sujeira não combina com a beleza que os plátanos nos proporcionam, principalmente nesta época do ano. Esperamos que, além da limpeza em si, a ação sirva para conscientizar mais as pessoas”, finalizou o prefeito.
Novos mutirões
De acordo com Maria, a ideia de novos mutirões já foi comentada. O objetivo é passar por novos pontos do município. “Temos muitos trechos com lixo espalhado, é muito triste. Quanto mais pessoas verem, quem sabe mais se conscientizam e entendam a importância de não jogar o lixo na rua. Nós demos o pontapé inicial, saímos de nossa zona de conforto e fomos lá”, completou.