Conecte-se conosco

Notícias

Detran retoma amanhã os exames teóricos para Carteira Nacional de Habilitação

24/05/2020 - 15h15min

Atualizada em 24/05/2020 - 15h18min

Provas práticas devem iniciar a partir de 1º de junho. (foto: Divulgação)

Rio Grande do Sul – O Detran voltará a realizar, nesta segunda-feira, 25, os exames teóricos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conforme o órgão, será uma retomada gradual, reiniciando os exames teóricos em Porto Alegre, na Sala de Provas do Detran. A retomada das provas teóricas no restante do Estado e nos centros de formação de condutores (CFCs) está prevista para quarta-feira, 27, segundo o Detran.

Provas práticas

Já as provas de direção recomeçam na semana seguinte, em 1° de junho, inicialmente em Porto Alegre. Não há previsão de data do Detran para que os exames práticos voltem a ser realizados no restante do Estado. O órgão fala em uma retomada “gradual”.

Agendamento

Para realizar o agendamento das provas, o candidato precisará ter cumprido ao menos 80% das aulas. Isso vale tanto para o exame teórico, quanto para o prático. O objetivo, segundo o Detran, é garantir uma distribuição justa de vagas para exames, uma vez que há aumento de demanda e menos servidores atuando. Os exames foram suspensos há mais de dois meses.

Conforme o Detran, em 19 de março, quando foram paralisadas essas atividades, havia cerca de 95 mil pessoas aptas a realizar a prova de direção e outras 43 mil prontas para a prova teórica. O Detran informa que não tem previsão de quanto tempo será necessário para atender a demanda. O órgão lembra que, em razão da pandemia, foi estendido o prazo para conclusão do processo de habilitação de 12 meses para 18 meses.