Conecte-se conosco

Destaques

DIÁRIO RURAL: Eloi Luiz Stein cria galinhas ornamentais em Dois Irmãos

13/05/2020 - 08h42min

Atualizada em 13/05/2020 - 09h51min

Eloi cria diversas raças de galos. (foto: Rogério Savian)

Dois Irmãos – A criação de galinhas ornamentais vem crescendo pois é um negócio que tem atraído olhares devido a sua rentabilidade, ou seja, é tem um lucro consideravelmente bom e os custos para manter a atividade são baixos. Para se ter um comércio bom de aves é preciso ter várias espécies e com os preços acessíveis, pois se colocar preços acima do mercado será quase impossível vende-las. Hoje ainda não é considerado um mercado tão competitivo e os preços são satisfatórios, tanto para os clientes quanto para os criadores.

Em Dois Irmãos, um dos que trabalham com esse tipo de galinhas é o Eloi Luiz Stein, proprietário do Criatório de Galinhas Ornamentais Stein. As aves podem ser conferidas diretamente no criatório, que fica na Travessa Campo Bom 2, bairro Becker. Seu Eloi mora em Dois Irmãos há 27 anos e cria galinhas ornamentais desde 2012. “Sempre gostei de criar galinhas. Antes disso, eu criava galos de rinha, na época que ainda não era proibido. Quando não foi mais permitido criar, daí mudei para esses ornamentais e hoje participo de diversas feitas no estado como a Expointer (que tem a Fenasul), a Expoagro (Rio Pardo), entre muitas outras”.

Exército auxilia com caminhão-pipa no abastecimento de água em Morro Reuter

A criação

Eloi é associado à APCA (Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais). Ele cria tudo em chocadeira e a cada ano seleciona de 150 a 200 aves para comercialização. Eloi cria as raças Brahma, New Hampshire, Orpington Amarelo, Gigante Negro de Jersey, Plymouth Rock Barrado, Shamo, Galinha de Angola e Appenzeller. Os galos de raças maiores pesam entre 4 e 5 quilos. Já as galinhas cerca de 3 quilos e meio. Bicho bom custa uns R$ 600,00 o casal. Mas também tem ovos para quem tiver interesse em colocar para chocar. “Tu não vai comprar um galo desse para comer. São tudo raça pura. Criamos todas separadas. Quem compra é para bonito ou para mudar a raça”. Interessados pode entrar em contato pelo whatsapp (51) 99303-7147. Nas compras diretamente no criatório Eloi faz um valor diferenciado.

Dois Irmãos está há 30 dias sem novo diagnóstico de Covid-19

Confira a matéria completa na edição impressa ou digital desta quarta-feira, 13.