Conecte-se conosco

Destaques

DIÁRIO RURAL: Mel com marca de Ivoti é exportado para o mundo

21/02/2020 - 08h30min

Mel de quase todo o Estado é envesado na Cooapi, que já atua no município há 17 anos (Créditos: Alex Günther)

Ivoti – De iniciativa local que visava fortalecer a apicultura no município para uma referência estadual. Este é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Cooperativa dos Apicultores de Ivoti, a Cooapi. Conforme o associado Normélio Führ, a cooperativa tem incrementado os seus serviços nos últimos anos. “A fiscalização está exigindo que o mel à venda seja ele certificado. Por ter este selo, a cooperativa está ficando bem conhecida no mercado”, disse o apicultor.

Um dos motivos para este crescimento da Cooapi é a visibilidade dada devido à Feira do Mel, Rosca e Nata, que está marcada para iniciar no próximo dia 22 de maio, em Ivoti. Atualmente, a cooperativa aumentou consideravelmente sua capacidade de envasamento. Em 2019, foram cerca de 86 mil quilos de mel que saíram da Cooapi, mais de 7 mil quilos por mês.

Entre os destinos do produto que foi embalado no município, está o mercado chinês, além de grandes varejistas e de redes de supermercados no Rio Grande do Sul e em outros estados do Brasil. A perspectiva da cooperativa é de que o mel seja exportado ainda em 2020 para outros países.

Cooapi é uma das poucas cooperativas do Estado a possuir o selo SIF

A Feira

A Cooapi já intensifica os preparativos para a tradicional Feira do Mel, Rosca e Nata. De acordo com Führ, os associados estão ansiosos para a chegada da festa, que ocorre no final de maio, em Ivoti. “A gente já separa algumas variedades de mel especificamente para a Feira. Estamos com a expectativa de boas vendas para este ano”, destacou.

O associado comenta que, nos últimos dois anos, a cooperativa incrementou diversos parceiros, muito em função de uma das maiores festas do município. “Se não tivesse a Feira do Mel, a Cooapi talvez nem existiria. É um evento que só cresce e deu muita visibilidade para a cooperativa. Os produtores compram o nosso mel, veem que é de qualidade e tem certificado, e querem investir e embalar com a gente”, afirmou.

Certificação e qualidade

Cada vez mais empresários do ramo da apicultura tem procurado a cooperativa, justamente por conta da certificação do Serviço de Inspeção Federal, o SIF, que permite vender o produto para o resto do Estado, do Brasil e do Mundo. “A Cooapi está se tornando uma referência no Estado por ter este certificado. O mel sai daqui e pode ser vendido em qualquer lugar do mundo”, comentou Führ. “A cooperativa é um dos poucos entrepostos do Rio Grande do Sul que está habilitado para vender mel no varejo. Isto, o bom atendimento e a entrega no prazo são marcas registradas da Cooapi”, completa o presidente Cláudio Neis.

Moon Mel envesado em Ivoti é exportado para a China

Para o mundo

Com a certificação e o reconhecimento através da qualidade do serviço prestado na Cooapi, investidores de Porto Alegre tem procurado a cooperativa para envasarem seus produtos. Desde outubro do ano passado, a marca “Moon Mel” passa por Ivoti antes de ser exportada para a China.

Até o momento, cerca de nove mil quilos do produto foram envasados na Cooapi, e esta e outras parcerias devem aumentar ao longo de 2020. “Logo depois que começamos a trabalhar com este empresário da Capital, outro investidor nos procurou. Ainda estamos em negociação, mas caso se confirme, exportaremos para outros mercados, como o Japão e a Holanda”, finalizou Führ.

História

Fundada em 2003, a Cooperativa dos Apicultores de Ivoti possui atualmente 23 associados de toda a região. O selo SIF, conquistado em novembro de 2006, é mantido pela Cooapi através de um constante trabalho em conjunto entre o setor veterinário da entidade com o Ministério da Agricultura. De acordo com o presidente Cláudio Neis, a previsão é de que em março ocorra a adesão de novos cooperados.