Conecte-se conosco

Notícias

Dois Irmãos reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti

27/04/2020 - 09h01min

Atualizada em 27/04/2020 - 09h05min

(foto: Divulgação/PMDI)
Dois Irmãos – Com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Dois Irmãos, através do Departamento de Vigilância em Saúde, reforça a comunidade sobre a importância de aumentar a fiscalização nas residências.
Acidente envolvendo carro e moto na BR-116, em Dois Irmãos

O Departamento de Vigilância em Saúde orienta as pessoas a efetuarem os devidos cuidados. É importante que a comunidade aproveite esse tempo que estão de quarentena para fiscalizar o pátio. Não deixar água parada em pratinhos, balde e caixas d’água. Para quem tem piscina em casa, é importante verificar se estão com o tratamento em dia.

Gunners completa 15 anos de história em Dois Irmãos

É de extrema importância não descuidar do combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que também é transmissor da zika e da febre amarela. O mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas com coleta de água da chuva, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. Ele pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Denúncias anônimas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3564-8871.

Cuidados importantes

1. Evitar água parada.

2. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.

3. Manter totalmente fechadas bem vedadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris. Cuidados principalmente com caixas d’água descobertas com coleta de água da chuva.

4. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.

5. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.

6. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.

7. Jogar semanalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

8. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.

9. Não acumular latas, pneus e garrafas.

10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.

12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.

13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.

14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.

15. Não cultivar plantas aquáticas.

16. Fazer a limpeza da piscina semanalmente, mesmo que seja piscina de plástico.

17. A bromélia requer cuidados especiais, pois acumula água nas suas folhas e é local de procriação do mosquito. Por isso, deve se jatear a planta duas vezes por semana com água.

Saiba mais

Conforme dados epidemiológicos enviados mensalmente pelo Governo do Estado, a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) possui 109 casos notificados e 31 confirmados. O Município de Dois Irmãos não apresenta nenhuma pessoa com a doença.

Dois Irmãos pertence a 1ª CRS – Porto Alegre que é composta por 28 municípios sendo eles: Barão, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, São Francisco de Paula, Taquara, Três Coroas, Tupandi e Triunfo.