Ocorrência foi registrada na Polícia Civil

A necessidade de tomar cuidado com negociações pela internet é uma alerta repetido em vários oportunidades pela Polícia Civil. Nesta quinta-feira (13), dois moradores de Caxias do Sul registraram ocorrência após terem sido enganados por um site falso de uma rede de lojas. Este tipo de caso preocupa porque estelionatos pela internet são de difícil esclarecimento e, assim, é raro a vítima ter seu dinheiro recusado.

No primeiro caso, um homem de 35 anos relata que  efetuou uma compra de R$ 1,4 mil e fez o pagamento por boleto bancário. Após alguns dias sem saber da movimentação de entrega, o caxiense entrou em contato com a loja e descobriu que o site não pertencia à franquia, ou seja, era falso. O caso será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP).

No mesmo dia, uma mulher de 51 anos conta que comprou uma televisão por R$ 1,3 mil no suposto site da mesma rede de lojas utilizando o cartão bancário da mãe. Após o pagamento, descobriu que o site era falso. Este boletim de ocorrência foi encaminhado para a 3ª DP.

Como não cair em golpes:

  • Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos.
  • Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger.
  • Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido.
  • Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.
  • Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.

Fonte: Polícia Civil / Pioneiro