/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

A falta de planejamento e os buracos na pavimentação em Herval

22/01/2020 - 11h05min

Santa Maria do Herval – Devido a uma falta de um planejamento eficaz, a tubulação de água que foi instalada há vários anos no município – assim como em outras cidades da região -, representa um problema contínuo para os moradores e, principalmente, motoristas.

Mediante qualquer problema de vazamento, é necessário abrir um buraco para consertar. Os buracos, por si só, são um transtorno. Mas a situação se agrava quando esses precisam ser abertos em trechos onde tem pavimentação (que durou anos para ser conquistada).

Pouco a pouco, de buraco em buraco, as estradas vão se deteriorando, sendo necessária o investimento de dinheiro público para manutenção constante, sendo que é algo que na teoria poderia ter uma qualidade definitiva.

Problema que incomoda

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti, é “um problema que nos incomoda, com certeza”. Em relação a uma possível troca de tubulação, Gilnei afirma que é uma questão que “se vê necessária no futuro. Só que não adianta querer prometer que vamos tirar de hoje para amanhã. É um investimento muito alto para trocar toda essa rede. Hoje o município não tem condições de fazer uma rede totalmente nova”, disse.

Não é de agora

De acordo com Gilnei, na época em que a tubulação foi colocada, ela foi instalada na lateral da rua. “Mas como como foi colocada pavimentação, as estradas foram alargadas e, na grande maioria do trecho, a rede está dentro da estrada. Então toda vez que tem um rompimento de um cano ou vazamento, nós mesmos temos que escavar, estragar o asfalto e fazer buracos”, disse.

O secretário ainda ressalta que nem sempre o município tem base asfáltica, o que faz com que demore mais para fechar alguns buracos. “Eu comprei asfalto frio em sacos, justamente para esses remendos do asfalto que nós mesmos abrimos”, disse.

Perigoso

Um dos casos mais recentes está logo após o Museu Municipal, na subida para a Vila Ferraria. Um buraco foi aberto na semana passada para consertar um vazamento de água. Para amenizar o problema, a Prefeitura colocou saibro e, de acordo com o secretário de Obras, assim que esse material se compactar, será fechado com uma camada de asfalto.

Como passam muitos carros e, inclusive caminhões pesados pelo local, o material vai afundando, resultado em um buraco grande. “Quase aconteceram acidentes devido ao buraco. Os motoristas querem desviar e, às vezes, vem outro no sentido contrário”, disse o morador João Luís de Almeida.

No tempo em que a reportagem esteve no local, foi constatado que, de fato, motoristas tentam desviar pela contramão para não danificar o veículo. Enquanto que outros, sem opção quando vem carro no sentido contrário, acabam entrando no buraco, causando impacto no automóvel que pode gerar avarias.

 

Sair da versão mobile