Setor do museu reproduz o gabinete do primeiro prefeito, Lino Grings (créditos: Francis Jonas Limberger)

O Museu Histórico Municipal, situado no Parque Aldeia do Imigrante, é a principal referência relacionada aos fatos políticos de Nova Petrópolis. Entre diversos itens históricos do município, ele apresenta uma réplica do gabinete do primeiro prefeito, Lino Grings (1955 – 1959). Dedica ainda espaço considerável à imigração alemã e mantém um setor especial para a tradição folclórica no segundo piso.

O próprio prédio do museu faz parte da história do município. Construído originalmente no lugar em que hoje é a Praça das Flores, o imóvel era o hospital e a casa do médico Carl Wissmann.

No primeiro pavimento o destaque fica por conta da diversidade de objetos. São utensílios domésticos, brinquedos, armas, ferramentas, instrumentos musicais, meios de comunicação, entre outros. A trajetória de Nova Petrópolis também pode ser conhecida por meio das inúmeras fotos expostas.

O setor dedicado ao folclore e à cultura resgata o passado dos grupos de danças da cidade e, em especial, o seu principal evento, o Festival Internacional de Folclore. Estão expostos diversos trajes antigos dos dançarinos, fotos das soberanas e algumas de suas coroas. Vale a pena conferir os cartazes das primeiras edições do Festival de Folclore.

Para visitar
A visitação ao Museu Histórico Municipal é feita através do Parque Aldeia do Imigrante, que fica aberto todos os dias da semana, das 8h30 às 18h. O ingresso para o público geral custa R$ 12,00, com opções de meia-entrada. Moradores de Nova Petrópolis, apresentando carteirinha de munícipe, não pagam.

Clique aqui e confirma informações sobre os demais museus de Nova Petrópolis.