Geral
Alberto Fernández é eleito presidente da Argentina
Buenos Aires – Com mais de 97% das urnas apuradas após às 21h de domingo, 27, Alberto Fernández foi eleito em primeiro turno como presidente da Argentina. Ele obteve, até o momento, 48,1% dos votos, fato que descarta um segundo turno. Alberto Fernández é da coalizão de esquerda Frente de Todos e sua vice é a senadora Cristina Kirchner, ex-presidente do país.
Mais de 80% dos eleitores compareceram à votação. Mauricio Macri, o atual presidente, até o momento tem 40,38% dos votos. Ele, que é da coalizão Juntos por el Cambio, tem como vice Miguel Ángel Pichetto. Na Argentina, para vencer as eleições em primeiro turno, é necessário obter 45% dos votos ou 40% e dez pontos de vantagem em relação ao segundo colocado.
Mauricio Macri, que assumiu em 2015, deixa um país com uma grave crise econômica e social; com inflação este ano prevista para 55%; 30% das pessoas vivendo na pobreza e os sem-teto representando quase 10% da população.
Além de presidente e vice-presidente, serão eleitos 130 deputados e 24 senadores. Também serão escolhidos governadores das províncias de Buenos Aires, Catamarca e La Rioja, além de prefeitos de várias cidades. O novo governante assume dia 10 de dezembro. O mandato presidencial é de 4 anos e é permitida apenas uma reeleição.
Fonte: Agência Brasil