Morro Reuter – A Prefeitura de Morro Reuter está engajada no Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo, alertando sobre o tema e dando mais visibilidade à causa. Para alertar sobre o tema, a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente sinalizou a Unidade Municipal de Saúde com material de divulgação sobre a campanha, e também programou diversas atividades especiais para este mês,

●  Campanha de Doação de Sangue de Dois Irmãos ocorre na terça-feira

●  Mais de sete mil pessoas participarão do Desfile Cívico em Dois Irmãos

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. O Departamento de Saúde alerta que a primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto, quebrar tabus e compartilhar informações.

Programação:

9/09 – JUNTOS PELA VIDA: Ação que reunirá os grupos “Fazendo Acontecer”, “Dança Sênior”, “Projeto Morro em Movimento” e “Projeto Melhor na Melhor Idade”, para desenvolver atividade integrativa, às 16h, no ginásio Municipal, dentro do Projeto Morro em Movimento.

19/09 – ALIMENTAR-SE DE VIDA: Atividade ocorrerá durante a Oficina de Culinária, às 13h30 no CTG Garrão da Serra

23/09 – CAMINHADA PELA VIDA: Será realizada durante o Projeto Morro em Movimento, às 16h, com saída em frente à Unidade Municipal de Saúde

27/09 – BINGO DE VALORIZAÇÃO A VIDA: Atividade será feita durante o bingo do Projeto Melhor na Melhor Idade, às 15h no auditório da Unidade Municipal de Saúde.