(Créd.: Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis)

Nova Petrópolis – No final de dezembro de 2019, foi determinado o cumprimento de uma portaria que impediam as atividades dos Bombeiros Voluntários em várias cidades do Rio Grande do Sul. A determinação especifica que os Voluntários só podem atuar em cidades onde o número máximo de habitantes for 15 mil.

De acordo com os dados atuais do IBGE, a população nova petropolitana é de 21.353 habitantes. Desta forma, em cumprimento à portaria, os Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis deveriam ficar de braços cruzados, o que, obviamente, não vem acontecendo. Só no ano de 2019, os Voluntários do Município atenderam a 3.797 ocorrências.

Entre os casos atendidos, destacam-se 411 ocorrências de casos clínicos e 123 de primeiros socorros variados. Tratando-se de incêndios, houveram 57 atendimentos, sendo 17 florestais e 13 residenciais.

Os números de acidentes de trânsito são ainda maiores que os incêndios. Foram 44 colisões de veículo com veículo, além de 12 atropelamentos, 15 capotamentos, saídas de pistas, colisões em objetos físicos, quedas de moto e de bicicleta.

Estes são apenas alguns dos exemplos em uma lista que contém mais de 60 itens de ocorrências, o que evidência a importância e, principalmente, a necessidade do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis e demais municípios que contam com o efetivo.

Novos voluntários

Para aumentar seu efetivo, estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Bombeiros Voluntários 2020, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis. O edital, com todas as informações, e o formulário de inscrição para os candidatos ao processo seletivo, deverão ser acessados através do link bombeirosnp.com.br.