Destaques
Com suspeita de coronavírus, paciente de Dois Irmãos aguarda resultado dos exames
Dois Irmãos – Em Dois Irmãos duas pessoas, da mesma família, que retornaram recentemente da China, procuraram atendimento, na última segunda-feira, dia 27, na Emergência 24h.
Uma delas apresentava sintomas e a outra pessoa buscou atendimento preventivo, pois estava numa região próxima que é considerada infectada. As duas pessoas receberam atendimento conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde, isolando o paciente e realizando exames prévios.
O resultado do exame, de acordo com a Prefeitura, deve sair na sexta-feira, dia 31.
O material da coleta do exame foi encaminhado imediatamente ao Laboratório Central do Estado (Lacen) que é responsável pela análise. Além disso, uma equipe de profissionais da saúde está fazendo o acompanhamento, mas não apresentam mais sintomas.
Secretaria de Saúde de Dois Irmãos reforça prevenção contra o coronavírus
O coronavírus é um novo vírus identificado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Ele é responsável por causar uma doença respiratória que pode ir de sintomas leves até quadros de maior gravidade, como a pneumonia.
Ainda não existe tratamento antiviral específico recomendado para a infecção 2019-nCoV. As pessoas infectadas com 2019-nCoV devem receber cuidados de suporte para ajudar a aliviar os sintomas.
Sintomas e prevenção
Os sintomas podem parecer como o de uma gripe ou resfriado comum, o que dificulta o diagnóstico, por isso, é importante que quem esteve em viagem recente para a região de início de circulação do vírus, a China, comunique aos profissionais de saúde da sua Unidade Básica de Saúde.
Os sinais comuns da infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar. Nos casos mais severos, a infecção pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e até óbito.
Segundo autoridades chinesas, muitos dos pacientes diagnosticados inicialmente tiveram alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos, sugerindo disseminação de animais para pessoas.
Mas com a crescente confirmação de casos, conclui-se que a transmissão agora é de pessoa para pessoa. O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus, confira dicas de prevenção:
– Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis e após lavar as mãos).
Confira o protocolo do Ministério da Saúde sobre o coronavírus (2019-nCoV):