Estrada dos Balneários ainda conta com diversos postes de madeira. (Foto: Rafael Petry)

Presidente Lucena – Moradores da localidade de Arroio dos Ratos têm reclamado sobre a queda de postes de energia nas ruas e estradas. No dia 18 deste mês, um domingo, um poste de madeira caiu sobre a Estrada dos Balneários, fechando o caminho para os carros e causado falta de energia no local e em outros pontos. Entretanto, o problema foi resolvido no início da noite pela equipe técnica da RGE.

Ainda conforme populares, a questão já havia acontecido anteriormente em outros pontos da via e também na Estrada dos Fazendeiros. A Prefeitura declarou que a responsabilidade de manutenção e troca de postes é de responsabilidade da companhia de energia elétrica. Segundo a RGE, através da sua assessoria de imprensa, a causa da queda do poste, do dia 18, está sendo averiguada. Além disso, a distribuidora de energia informou que uma inspeção será realizada na Estrada dos Balneários.

Por nota, a empresa declarou que “A RGE faz inspeções de forma rotineira em toda a rede elétrica dos 381 municípios de sua área de concessão. Esse trabalho faz parte do plano de manutenção da empresa, visando identificar eventuais problemas que possam interferir no fornecimento de energia e encaminhar a solução. Nas inspeções são verificados todos os equipamentos que compõem a rede, como religadores, chaves, disjuntores, isoladores, conexões, entre outros. Equipamentos que necessitem de manutenção, que não seja emergencial, entram na programação de serviços.

A troca de postes segue processo semelhante, no entanto, trata-se de obra, que precisa ser programada, pois obedece à logística de materiais e equipes, desligamento da rede e análise de impactos na comunidade. A RGE substitui aproximadamente 80 mil postes de madeira por concreto por ano, na Avenida Presidente Lucena, por exemplo, a concessionária já iniciou a troca de postes e instalação de condutores protegidos.”