(Foto: Rafael Petry)

Cerca de 150 alunos participam de projeto que colabora com a formação da Equipe Municipal

Ivoti – No Brasil, o 9 de outubro é marcado como o Dia do Atletismo. Essa modalidade é um dos destaques da Encosta da Serra. No município, o incentivo surge ao lado do ensino, como é o caso do Instituto Ivoti. Atualmente, 150 atletas participam dos treinos no contraturno escolar. Parte deles integra um projeto que abre o espaço de treinamento para alunos da rede municipal e estadual de ensino, agregando qualidade para a Equipe Municipal de Atletismo. Para muitos deles, a rotina escolar anda junto dos compromissos esportivos, como treinos e competições.

Bruna é um dos destaques do atletismo da região. (Foto: Rafael Petry)

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Bruna Letícia Müller, 17 anos, faz parte da equipe de atletismo e, de segunda a sexta, ocupa seu tempo com as aulas durante a manhã e os treinos no período da tarde. Mesmo morando em Lindolfo Collor, ela ainda completa os treinos aos sábados, buscando evolução na modalidade que pratica: os 800 metros. “Antes de entrar para a equipe eu sempre gostei de esportes. Não vejo a minha vida sem praticar nenhuma atividade física”, comenta.

Neste ano, Bruna se despede das competições escolares. “Como faço 18 anos fico de fora dos torneios do circuito escolar. Fico um pouco triste, mas ainda posso participar em outras provas”, explica. Ela aguarda o resultado de classificação para saber se participa ou não dos Jogos Escolares Brasileiros, que neste ano ocorrem em Santa Catarina. Uma grande oportunidade de despedida das pistas a nível estudantil.

Próximos atletas

“Vi uma matéria no jornal sobre um atleta que competia e quis entrar também”, conta o aluno da Emef 25 de Julho, Arthur Karoly, 13. Treinando duas vezes na semana, desde o início deste ano, ele é um dos cerca de 50 jovens da rede pública de ensino que seguem com a prática do atletismo na região. “Gosto muito das provas curtas, como as corridas. Sigo vindo porque é bom”, destaca.

Arthur começou com os treinos no início deste ano.

Formação

A coordenadora esportiva do Instituto Ivoti, Édina Schumacher, destaca a relação entre os alunos e os atletas. “Alguns deles passam a ser exemplo. Eles podem se dedicar aos treinos e ainda apresentar bons resultados em sala de aula. Além disso, entre eles existe uma maior interação e companheirismo. A parceria deles reflete e, muito, na vida pessoal deles”, explica.