Destaques
Estância Velha concorre ao Prêmio Gestor 2019 com o projeto “Protegendo nossos Pets”
Estância Velha – A ideia e o projeto são de autoria do secretário de Meio Ambiente Edenilson Klaus, mas ele mesmo afirma que a realização só é possível pela excelente integração entre Poder Público e comunidade. A licitação para a realização das castrações, foi aberta logo que assumiu a secretaria em 2017. Desde lá, já foram castrados aproximadamente 2 mil animais, entre cachorros e gatos. Em fevereiro de 2018, o projeto de castração recebeu o acréscimo da chipagem dos animais. Após a castração cada animal recebe um chip com os seus dados e também do proprietário. No chip ainda consta as vacinas, portanto serve também para evitar doenças. Este ano, outra novidade são as coleiras luminosas, para proteção dos bichinhos de rua.
As castrações são realizadas principalmente em cachorros de rua. Quem encaminha-los para a castração, deve se responsabilizar pelo animalzinho. O secretário, que se dedica muito a causa animal, também destaca que a secretaria disponibiliza castrações a baixa custo, para famílias com baixo poder aquisitivo. O objetivo é o controle dos animais, para que futuramente, não exista mais cachorros de rua, sem os cuidados necessários, e também que as pessoas se conscientizem da importância de cuidar bem dos seus animaizinhos de estimação.
FEIRINHA DE AMIMAIS
A Secretaria de Meio Ambiente também recolhe filhotes abandonados, que são desverminados, tratados e colocados para adoção na Feirinha de Animais, que ocorre todos os sábados na Praça 1º de Maio, no Centro. A média de adoção por final de semana é de 15 animaizinhos, demonstrando o engajamento da comunidade com a causa. Filhotes de donos que não podem cuidar, também podem ser recolhidos pela Secretaria, com a condição de que as mães dos filhotes sejam castradas (a baixo custo). Para que a adoção seja concretizada, e para que o projeto surta o efeito desejado, cada adotante preenche um Termo de Adoção e Responsabilidade. Quem adota um filhote na feira, recebe o vale castração e chipagem, para que o bichinho seja castrado no tempo apropriado.
O trabalho da Secretaria vai muito além da castração e chipagem de animais. A causa ganhou força e um grande número de pessoas formam um grupo de WhatsApp, criado pelo próprio secretário, onde são monitorados cães de rua, doações e cuidados com animaizinhos. O grupo é muito atuante e colaborativo. Atualmente, realiza ações para fazer uma cirurgia no Fred, um cãozinho que foi atropelado, e necessita cirurgia nas duas patinhas dianteiras.