Destaques
Estância Velha: Prefeitura recomenda a preservação de prédio histórico
Estância Velha – Conforme o secretário de Planejamento Urbano Vitor Berlitz, numa conversa com representantes dos proprietários da área, na rua Oto Koch, no bairro das Rosas, já foi encaminhado a solicitação de preservação da casa antiga que existe no local. Este prédio conforme pesquisas teria sido construído por volta de 1826, pelos primeiros imigrantes da região, e estaria entre uma das construções mais antigas do Brasil. Pertencia a família Koch, porém foi vendida à uma empresa que pretende construir um condomínio no local.
Berlitz diz que a SEPLUR já recebeu o projeto do condomínio, e conforme o projeto, a casa seria demolida. Preocupado com a preservação histórica do prédio, solicitou uma reunião com os engenheiros responsáveis pelo projeto, contratados pela empresa proprietária da área. O encontro aconteceu no final do ano passado, na Prefeitura. Depois de ouvir todas as explanações do secretário, inclusive de que já existe uma recomendação do Ministério Público, quanto a preservação da casa, os engenheiros, foram muito receptivos à ideia de preservar a construção.
“O primeiro passo é a tentativa do acordo verbal, como já fizemos em muitos outros casos”, diz Vitor. “O tombamento de patrimônio é uma ação bem complexa, que oneraria o município, por isso, o acordo verbal tem funcionado muito bem”, relata o secretário. Os engenheiros ficaram de levar a solicitação ao conhecimento dos proprietários da área, e se for o caso, refazer o projeto preservando a casa, como parte de uma área comum do condomínio.