Destaques
Começa a faltar água para tratar o gado em Santa Maria do Herval
Santa Maria do Herval – Finalmente veio um pouco de chuva nos últimos dias, mas, mesmo assim, os prejuízos com a estiagem são enormes para os agricultores. Em Santa Maria do Herval, os impactos estão sendo relativos variando de intensidade dependendo do local. De acordo com o secretário da Agricultura, Jaime Morschel, as localidades de Morro dos Bugres Alto/Baixo e Padre Eterno Ilges foram as mais afetadas. “Nesses locais realmente já tivemos uma quebra na safra, onde a perda pode chegar em 20% a 30%. Mas isso não aconteceu em todas as localidades”, destacou.
Mais grave
Mas o secretário destaca que o maior problema não é esse. “De duas semanas para cá, estamos enfrentando problemas quase que diariamente com a falta de água em poços, tanto para consumo humano como em reservatórios para o gado”, disse Jaime.
Nesse período, 15 propriedades do município já foram atendidas enfrentando o problema de falta de água. As localidades mais atingidas são a Marcondes e Padre Eterno Ilges, “onde as pessoas nos procuram quase que diariamente, pois não tem mais água para os animais e, até, para o próprio consumo”, informou Jaime.
Apoio
Nesses casos, a Prefeitura está mandando máquinas para, assim, abrir novos reservatórios de água. “Água é fundamental. É o principal e temos que dar preferência para isso. Estamos ajudando na abertura de poços e também fazendo novos reservatórios”, afirmou o secretário, que se diz preocupado com o problema que afeta outros municípios da região, inclusive Gramado. “Eu não sei como isso vai ser daqui há alguns meses ou anos. Realmente é preocuopante”, disse.
O problema também afeta a distribuição de água da Prefeitura. Os poços artesianos não estão mais dando conta de os reservatórios.
Preocupante
Rudi Handorf, agricultor de 65 anos, sentiu o impacto do problema em sua propriedade, na Marcondes. “Começou a faltar água para os animais numa quarta-feira. Logo ligamos para a secretaria de Agricultura que, naquele dia não conseguiu vir, mas no dia seguinte, bem cedo, vieram e cavaram um novo poço e, com isso, estou tranquilo”, disse.
Rudi tem nove bovinos na propriedade, além de outros animais. “Isso é preocupante. Pode faltar dinheiro ou até comida, que damos um jeito. Mas agora, quando falta água, não se sabe o que fazer”, afirmou, agradecendo o retorno rápido da Prefeitura na providência do problema.