Destaques
Extrato natural traz resultados nas frutas e surpreende no combate às pragas
Linha Nova – Para escapar de perdas que variam de 20 a 50% nas frutas produzidas em suas propriedades, os produtores rurais vêm buscando alternativas. Para Renato Ruppenthal, morador do Canto Karling, o uso do extrato pirolenhoso vem apresentando resultados surpreendentes no combate a algumas pragas que atingem a laranja e outras frutas.
- Órgãos de motorista vítima de acidente ajudaram a salvar três vidas
- Vídeo:caminhão desgovernado tomba e destrói fachada de loja
O extrato pirolenhoso é resultado da queima de lenha para fazer carvão, e há alguns anos vem sendo pesquisado para uso na agricultura. “Eu uso esse produto natural para limpar as folhas da laranjeira atingida pela fumagina, que deixa um resíduo cinzento na planta”, resume Renato. A fumagina ocorre onde há o aparecimento de pulgões e cochonilhas, insetos que atacam as árvores.
A laranjeira coberta de fumagina, é devido a um fungo denominado Capnodium sp que cresce sobre folhas, frutos e ramos. Embora não cause dano direto à planta, o fungo impede que as folhas façam a fotossíntese, por cobri-las com um residuo escuro.
Para eliminar o problema deve ser feita uma solução, com a proporção de 150 ml do extrato pirolenhoso para 10 litros de água, e adicionar um detergente neutro para lavar as folhas, explica o produtor. “Esse extrato pirolenhoso é poderoso no combate às pragas, e eu uso até para combater musgos que atingem o tronco das árvores”, conclui Ruppenthal.