Destaques
Falta de sinalização e imprudência: combinação perigosa na VRS em Morro Reuter
Morro Reuter – Prestes a receber o tão aguardado passeio público entre os kms 8 e 9 da VRS-873, os moradores de São José do Herval enfrentam um agravante ainda maior: a imprudência diária de alguns motoristas que usam a via.
Esse problema fica mais acentuado devido à pouca sinalização do local e, com isso, diversos acidentes são registrados ao longo da rodovia que é muito movimentada, inclusive com entrada e saída de caminhões de empresas.
Uma das situações que é motivo de debate está no local onde tem o Mercado Steffen, que fica logo após a uma curva acentuada. Entretanto, não existe nenhuma sinalização antes da curva indicando que há um comércio e, tampouco, alertas para redução de velocidade. Aliado a isso, clientes que entram no local e querem sair em direção à BR-116 não tem alternativa a não ser fazer a conversão pela contramão, na falta de um lugar para fazer um retorno.
Acidentes
Recentemente, um motociclista ficou com uma fratura exposta, após acidente que aconteceu bem em frente ao comércio.
De acordo com testemunhas, um veículo tentou sair do estabelecimento quando fechou a frente do motociclista que, ao desviar, acabou indo para a pista contrária, saindo dela e entrando mato a dentro. “Esse é um problema muito sério. Quem sai daqui, não tem outra opção a não ser fazer uma conversão pela contramão”, disse Luana Steffen, proprietária de um estabelecimento. “O correto, já que tem comércio, seria instalar um retorno para os motoristas em algum ponto”, disse.
Imprudência
Apesar do problema em relação a sinalização, Luana destaca que o principal fator que resulta em acidentes é a imprudência dos motoristas, que passam pelo local em alta velocidade. “Nós mesmos colocamos cones para alertar os motoristas, mas alguns até já foram furtados”, comentou.
No local, o máximo permitido é de 60 km/h. No tempo em que a reportagem ficou no lugar, foram flagrados vários motoristas dirigindo muito acima do limite.
Cobrando sinalização
A Prefeitura já está ciente do problema e, mesmo que a via não seja de responsabilidade do município, está cobrando providências junto ao Daer. “Oficializei as demandas ao Daer no dia 22 de janeiro, quando o diretor da unidade de Esteio esteve na prefeitura”, disse a prefeita Carla Chamorro.
Carla comentou que essa demanda chegou até ela no início desse ano e, assim, solicitou mais sinalização para o local.
A prefeita também informou que em breve devem começar as obras para o passeio público da via e, com isso, serão instalados tachões na lateral da pista para, assim, delimitar o espaço do acostamento. “Isso, talvez, ajude a fazer com que motoristas diminuam a velocidade”, disse Carla.