Há mais de 17 anos, Walter e seu filho Rafael cultivam as mudas da lavanda. (FOTO: Cleiton Zimer)

Morro Reuter – Natural de Linha Cristo Rei em Morro Reuter, Walter Lauxen de 62 anos mora há 29 anos na localidade de Batatenthal, na Estrada Morro Reuter. Ele, junto com sua esposa Teresia e seu filho Rafael vivem da agricultura e, há cerca de 17 anos, implementaram um novo negócio para ampliar a renda familiar. “Começamos com a Floricultura Lauxen, produzindo diversos tipos de flores e, entre elas, a lavanda”, explica seu Walter. Hoje, em parceria com a Emater produzem mudas para os agricultores locais da flor.

Walter destaca que o cultivo da lavanda não tinha muita força no começo, mas, nos últimos anos, têm ganhado destaque, por ter um notório potencial econômico e turístico. “Hoje eu crio mudas para os agricultores locais e para a Emater”, comenta, informando que agora é a época em que mais vende. “No verão, quando é muito quente a flor não tem tanta saída, pois o calor excessivo não faz bem para a planta, principalmente em janeiro e fevereiro”, explica, destacando a importância da muda ser cultivada na região em que será plantada. “É importante que o produtor entenda que, se a muda é cultivada na região, a flor é mais resistente, pois ela já está habituada ao clima local”, explica.

Walter, sua esposa Teresia e seu amiguinho Samoel, com as lavandas que serão expostas na Festa da Lavanda nesse final de semana. (FOTO: Cleiton Zimer)

Complemento na renda

A floricultura é um complemento para a renda familiar. “Além disso trabalhamos também com plantação de milho, mata de acácia e demais atividades agrícolas”, conta.

Walter e a esposa explicam que o processo de cultivo das mudas dura cerca de três meses até que, por fim, possa ser entregue para o produtor. “Através de um broto, se planta as mudas em uma forma e, depois que criam raízes, são replantadas para uma forma maior. Esse processo, até que se conclua, dura cerca de três meses para se finalizar. Após isso, são entregues para o produtor e esse da continuidade”, conta.

Festa da Lavanda

Hoje começa a 4ª edição da Festa Nacional da Lavanda. Em todos os anos, Walter e a família estão presentes, expondo suas lavandas para a comunidade e todos os visitantes. “Sempre participamos, até já temos reservados os vasos e as flores específicas para esses dias de evento”, conta Walter.