Atividades se repetem na tarde de quinta-feira, 13. (Foto: Rafael Petry)

Ivoti – A exemplo de ontem, dia 11, a próxima quinta-feira (13), também é dia de Jogos Adaptados no município. Com a proposta de desenvolver a empatia e o respeito com o próximo, a 3ª edição acontece no Ginásio Municipal 20 de Setembro. Ao longo do dia de ontem, alunos dos segundos e terceiros anos da rede municipal de ensino participaram de atividades diferentes da sua rotina escolar.

Basquete em cadeira de rodas, futebol com guizo e bocha adaptada apresentaram às crianças as dificuldades, e também o prazer, dos esportes adaptados. “Eu joguei basquete na cadeira de rodas e foi bem legal, mas muito difícil. Acaba sendo mais fácil quando tu está em pé. Achei uma experiência interessante”, conta o aluno do terceiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jardim Panorâmico, Lucas Bondan, de 8 anos.

A diretora da Apae de Ivoti, Marliese Godoflite, explica que, além do objetivo de aplicar a vivência de esportes paralímpicos, ação pretende apresentar aos alunos o respeito as diferenças. “Hoje eles são mais empáticos com o próximo, com os colegas que apresentam algum tipo de deficiência. Diferente da nossa geração, eles têm mais chances de encarar o que todos são capazes, mesmo que seja de alguma forma adaptada”, define.

Atividades continuam na quinta-feira

Amanhã, dia 13, as atividades se repetem no mesmo local durante o turno da tarde. Conforme o Desporto, os dois dias de ações dos Jogos Adaptados devem atender 207 crianças.

O evento é organizado pela Apae de Ivoti, conta com a parceria da Secretaria do Desporto e o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência