A exuberância das lavandas pode ser conferida de perto na propriedade de Márcia

Morro Reuter – Apaixonados por flores e pela exuberância da natureza, a professora de português e literatura Márcia Regina Moraes, de 59 anos e seu marido Ruben Cesar Moraes, 59 anos, moravam em São Leopoldo. Com a vida agitada e tumultuada, típica de cidade grande, resolveram procurar um lugar mais tranquilo, comprando uma propriedade em Linha Cristo Rei, no interior de Morro Reuter, onde já moram há cerca de 11 anos.

Em uma recente viajam para a França, conheceram de perto os trabalhos desenvolvidos com a lavanda. Com isso, Márcia resolveu transformar o seu gosto pela natureza em um pequeno empreendimento que, no princípio, surgiu com o propósito de embelezar a propriedade, mas hoje, atrai turistas que vem até Morro Reuter para conhecer a flor símbolo da cidade e que está sendo um fomento a mais para a economia local.

As lavandas já foram plantadas há cerca de dois anos, logo após retornarem da viagem da Europa. Recentemente, foi criado o nome Lavandário Márcia Moraes, uma propriedade que está aberta para visitação. “Sempre gostei de flores, e quando viajamos conhecemos o que realmente é a lavanda e o potencial que tem. Por ser uma flor daqui, resolvi plantar. Hoje, é um lugar aberto para a visitação de pessoas que queiram ver mais de perto como é uma plantação de lavanda e ver a beleza da flor”, comentou.

Além da plantação de lavanda, Márcia possui um jardim repleto de flores, dos mais variados tipos, cores e formas. “Quando viemos morar aqui, tinha várias árvores de pinos. Por algum motivo, não tinha muitos pássaros naquela época, talvez pelas árvores. Mas quando comecei a plantar as lavandas e as outras flores, nosso jardim começou a se encher de passarinhos e, também, de abelhas, que utilizam o néctar das flores para poder fabricar seu mel”, conta. Atualmente, o lavandário possui cerca de mil pés de lavanda.

Visitas

Para quem quiser conhecer de perto como é uma plantação de lavanda, inclusive durante a programação da 4ª Festa Nacional da Lavanda, pode fazê-lo mediante agendamento através do (51) 99737-8433, ou através da página no Facebook @lavandariomarciamoraes.