Destaques
Lindolfo está em situação de alerta para o avanço do Aedes aegypti
Lindolfo Collor – Dado do Ministério da Saúde divulgado na terça-feira, 30, indica que o município está em situação de alerta para o avanço do mosquito Aedes aegypti. A espécie é a principal transmissora dos vírus causadores da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o mais recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, Lindolfo Collor tem índice 1,00, próximo ao considerado satisfatório, mas que requer cuidados constantes.
Muro desaba em Lindolfo Collor e compromete rua
Neste início de semana, por exemplo, uma moradora da 48 Baixa contatou a agente de saúde Marlete Meinen após ter sido picada por um mosquito. Ela acreditava ser o Aedes aegypti. O exemplar foi morto pela moradora e guardado em um pote. Depois, encaminhado para análise da Prefeitura. O resultado deve chegar em alguns dias.
No local, também foram encontradas larvas. Conforme Marlete, não se pode ter certeza que o mosquito encontrado por ela é o Aedes aegypti de fato. A agente disse à reportagem do Diário que orientou a família a usar repelentes. A chuva e a umidade também são outros fatores que preocupam.
“Também sempre pedimos às pessoas que não deixem tonéis e locais com acúmulo de água abertos. E ainda fazer bem a higiene destes objetos. Pois é no limo que se podem criar as larvas”, diz Marlete.