Manchas de óleo na areia da praia de Morro de São Paulo. Fonte: Guardiões do Litoral/Divulgação

Um dos principais pontos turísticos da Bahia foi atingido pelo vazamento de óleo que tem afetado diversas praias do Brasil. A praia de Morro de São Paulo, em Cairu, ficou repleta de manchas de petróleo durante a madrugada de terça-feira, 22.

Conforme informações divulgadas pela Folha de São Paulo, as maioria das manchas têm por volta de 50 centímetros de extensão. Pequenas quantidades de óleo também foram identificadas em Itacaré e Ilhéus.

Além de ser um ponto turístico, o Morro de São Paulo é uma região de grande importância ambiental. Nela está localizada a Área de Proteção Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

A prefeitura de Cairu informou que segue com o plano de emergência ambiental, conforme instruções do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As equipes da secretaria especial do morro e da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável estão trabalhando na limpeza das praias.

Desde que as primeiras praias foram atingidas pelo vazamento de óleo, equipes de voluntários estão se unindo no processo de limpeza. No estado de Pernambuco, no sábado, 30 toneladas de óleo foram removidas das praias.

Segundo o Ibama, pelo menos 15 tartarugas e 2 aves marinhas já foram encontradas mortas. Segundo informações da BBC News, este vazamento pode ser um dos piores desastres para os recifes de corais da região.