Flores comestíveis são bastante utilizadas nas confeitarias.  (foto: Rogério Savian)

Morro Reuter – A agroecologia, sustentabilidade e a alimentação saudável estão conquistando espaço. No município, o agrônomo Frederico Kelber, que integra o Grupo de Ecoprodutores de Morro Reuter, juntamente com a mãe, Raquel Vianna, investe na produção agroecológica de hortaliças e chás na localidade de Batatenthal. Entre as plantas cultivadas estão as flores comestíveis, bastante utilizadas nas confeitarias e para decorar pratos. Eles também plantam hortaliças tradicionais como alface, beterraba, cenoura, repolho, cerca de 50 plantas bioativas (chás e temperos), além das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Cultivo de acácia está em alta em Morro Reuter

Frederico tem 28 anos, é natural de São Leopoldo e se formou em agronomia em 2017. Desde então começou a cultivar no sítio de três hectares. A comercialização é direta com os consumidores, que hoje contemplam Morro Reuter, Dois Irmãos, Ivoti, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Ele foi primeiro a cultivar exclusivamente agroecológicos no município até 2018. Esse tipo de cultivo exige uma maior área de plantio e a produção é menor do que os métodos tradicionais. “Este é um cultivo limpo. Não adianta apenas não colocar agrotóxicos. É preciso preservar as matas. Fertilizantes químicos tem muito metais pesados que as plantas acabam absorvendo, como o chumbo e o cobre”, ressalta.

MDB de Santa Maria do Herval define a Comissão Executiva

Manejo

O cultivo agroecológico trabalha com o conceito de produzir alimentos em harmonia com o meio ambiente, sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos, sempre respeitando os recursos naturais. Outra característica é a diversidade de culturas. O foco é o alimento e a terra. “Agroecológico busca um cultivo com preço socialmente justo e viável economicamente ao produtor e ao consumidor”. Frederico está abrindo o sítio para cursos rápidos de manejo orgânico. No dia 14/9 terá o 1º Workshop de plantas medicinais e flores comestíveis. Mais informações pelo (51) 99964-4456.