Cerca de mil pessoas assistiram ao espetáculo do Natal Cooperativo na Linha Imperial (Créd.: Jei Heydt Fotografia)

Nova Petrópolis – Cerca de mil pessoas assistiram ao espetáculo ‘Os Sete Anjos e a Paz na Terra’, encenado por 160 moradores voluntários da comunidade de Nova Petrópolis, na Praça Theodor Amstad, Linha Imperial, na noite de domingo, 1º. Essa foi a 8º edição do Natal Cooperativo, realizado pela Casa Cooperativa, com apoio da Prefeitura, Sicredi e Piá.

Coordenados pela professora Célia Heylmann, subiram ao palco, integrantes do CTG Pousada da Serra, da Cooperativa Escolar Amstad, da Escola Padre Amstad e do Grupo de Danças Böhmerland. Os cantos foram entoados pelos cantores dos coros do Bairro Piá, Nove Colônias, Linha Brasil, Linha Araripe e Linha Imperial. Com show de luzes e queima de fogos de artifício, a apresentação teve novidades como o momento da ressurreição de Jesus, em que o ator surge nas alturas, içado por um guindaste.

O espetáculo mostrou a paz na terra em sete momentos da vida de Jesus. Em todas as edições, o espetáculo do Natal Cooperativo traz o número 7 em seu nome, numa alusão aos Sete Princípios Cooperativistas (Adesão voluntária e livre; Gestão democrática; Participação econômica dos membros; Autonomia e independência; Educação, formação e informação; Intercooperação; e Interesse pela comunidade).

Restauro e revitalização do prédio da Caixa Rural

Antes do espetáculo, foi realizado o ato de lançamento das obras de restauro e revitalização da Caixa Rural, prédio que atualmente abriga o Memorial Padre Amstad e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. Os responsáveis pelo projeto cultural explicaram como será feita a readequação do prédio. A solenidade reuniu atuais e ex-dirigentes da Sicredi, representante do poder público e patrocinadores do projeto.

Ato simbólico de início das obras de lançamento do Projeto de Restauro e Revitalização da Caixa Rural (Créd.: Jei Heydt Fotografia)

O presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen, ressaltou que o projeto começou em 2014 com um minucioso levantamento arquitetônico. O prédio que será revitalizado, foi a terceira sede – a primeira sede própria -, da Caixa Rural. Aprovado em 2018, o projeto de restauro e revitalização é realizado pela Casa Cooperativa, com patrocínio das cooperativas Nova Aliança e Piá, e é financiado pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O prédio irá atender as atividades da Casa e as demandas da comunidade de Linha Imperial. No espaço, estão previstos ambientes para um arquivo histórico, sala para atividades pedagógicas e reuniões dos grupos culturais da comunidade local, sala multiuso para oficinas pedagógicas e outras atividades culturais.