Espaço Cultural Amstad foi inaugurado no Pinhal Alto em 2016 (créditos: Francis Jonas Limberger)

O trabalho do padre suíço Theodor Amstad em Nova Petrópolis e região foi muito além da criação das bases do cooperativismo de crédito. Com forte atuação junto aos imigrantes alemães e seus descendentes, o líder tinha uma preocupação muito grande com a comunicação. Assim, em 1912 o “Volksverein” lançou a revista “Sankt Paulusblatt”, que circula mensalmente até hoje e ostenta o título de única revista regular em língua alemã editada no Brasil.

Atualmente o Volksverein dos tempos do padre fundador chama-se Associação Theodor Amstad, em sua homenagem. Como a revista sempre foi uma das prioridades da entidade e a circulação chegou a ser interrompida em 1988, um ano depois a publicação passou a ser responsabilidade da própria Editora Amstad. O parque gráfico encontra-se instalando no Pinhal Alto, junto ao Espaço Cultural Amstad.

Com nome que homenageia Walter Seger, no local funciona uma biblioteca que representa um verdadeiro memorial a respeito dos temas abordados nos 107 anos da “Sankt Paulusblatt”, bem como outras publicações históricas da editora. Entre elas, livros que contam a trajetória de famílias de origem alemã na região Sul do Brasil. Também estão disponíveis, inclusive para aquisição, livros de autoria do próprio padre Theodor Amstad.

Para visitar
A biblioteca e o próprio parque gráfico do Espaço Cultural Amstad podem ser visitados gratuitamente em horário comercial, de segunda a sexta-feira. O local fica disponível para visitas e também pesquisas no acervo. Para facilitar o acesso, é preferível fazer agendamento pelo telefone (54) 3281-1765.

Clique aqui e confirma informações sobre os demais museus de Nova Petrópolis.