Conecte-se conosco

Destaques

O Diário na Expointer: produtos da região estão em destaque

30/08/2019 - 17h26min

Atualizada em 02/09/2019 - 10h33min

Região/Esteio – Centenas de produtores rurais estiveram na 42ª Expointer, junto com dezenas de agroindústrias e expositores de animais. Na realidade, a maioria dos participantes está satisfeita com os resultados das vendas, e considera o evento como a maior vitrine para expor e vender seus produtos, oriundos da agricultura familiar.
“Trouxemos um grupo de 84 pessoas, todas com o interesse nas tecnologias a custo baixo, como é o caso de filtros solares e técnicas para produção de orgânicos, além do controle de pragas”, explicou o técnico da Emater de Presidente Lucena, Flávio Helder.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Hortêncio, Rejani Klein, comenta que o tempo bom está colaborando para a presença de público na Expointer. “O nosso pessoal conheceu os diferentes produtos da agricultura familiar, que é um espaço que está crescendo, e também, buscando as novidades em máquinas”.
Laerte Correa da Silva, da Aflorr, falou sobre a grande diversidade de flores e produtos da região na feira. Os floricultores gaúchos foram responsáveis pelo jardim e a decoração interna da Casa do Governador na Expointer.

A maior pizza do Brasil tem queijo de Ivoti

Foi preparada durante a Expointer a maior pizza do Brasil, que teve 3,41 m de diâmetro, e pesou 160 quilos. O produto deverá ir para o Ranking Brasil.
A Queijaria Nova Alemanha participou com 5 quilos do Gouda, que é o queijo premiado. O Gouda é um queijo de origem suíça e que possui um leve sabor adocicado.
A montagem da pizza foi feita com ajuda de um guindaste através da técnica de rappel. O produto levou 80 quilos de queijo, sendo cinco do Gouda da Queijaria Nova Alemanha. A promoção foi da Associação das Pequenas Agroindústrias do Rio Grande do Sul (APIL).
Os demais queijos são: provolone, mussarela, parmesão e requeijão. Levou ainda 20 litros de molho de tomate, 35 quilos de tomate fatiados distribuídos sobre a pizza. O rendimento será 1.200 fatias.

Nossos produtos em destaque

Os produtos da região estiveram entre os mais vendidos no Pavilhão da Agricultura Familiar e também vários premiados: cachaças, suco de uva e queijo colonial. Geleias, queijos, cachaças, biscoitos integrais, artesanato, flores, rapaduras, cerveja orgânica e mel são só alguns exemplos.
“Vendemos muito bem e foi todo o estoque do queijo colonial, feito com leite de vaca cru. Tivemos um final de semana extraordinário, e essa é a maior vitrine para a agricultura familiar que temos atualmente”, explicou Marcos Seefeld, de Nova Petrópolis.

Emater apresentou 17 temáticas

O presidente da Emater, Geraldo Sandri, explicou que foram apresentadas aos produtores rurais gaúchos 17 temáticas. Dentre elas, cuidados com o solo, armazenagem, forrageiras para aumentar a produtividade do leite, energia solar, caminhos do mel e agricultura familiar.
Foram mais de 300 agroindústrias mobilizadas na Expointer. A Emater auxilia em todos os processos de produção, na extensão rural e com a prestação de assistência técnica, com um trabalho em prol do desenvolvimento sustentável das famílias rurais.
“Estamos a cada ano mais próximos das Secretarias da Agricultura dos municípios, e através de 497 escritórios no RS, um trabalho comprometido com a busca de resultados para o campo”, conclui Sandri.

COELHOS CAMPEÕES

A região teve expositores de animais representando Dois Irmãos, Estância Velha e Presidente Lucena. A Cunicultura Buttenbender, de Dois Irmãos, contou com cinco grandes coelhos campeões e dois reservados de campeão (equivalente ao 2º lugar), além de Rubem Engelman, que teve um grande campeão.
Jonatas Breunig, também de Dois Irmãos, teve uma galinha que recebeu o prêmio de reservado de campeã fêmea.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.