Estância Velha – A programação da Semana Farroupilha começa nesta quinta-feira, s 20h, com a reunião da Associação Gaúcha Estanciense (AGE) no CTG Serigote, bairro Lira, com os quatro CTGs do município. A organização do evento é da AGE, com os quatro CTGs do município, apoio da Prefeitura, do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho e 30ª Região Tradicionalista.

O fogo que simboliza o orgulho de ser gaúcho chega ao município no próximo sábado, 14. A partir das 8h ocorrerá a distribuição da chama crioula de Sapiranga, para a 30ª Região Tradicionalista, em Estância, com chegada prevista para as 17 horas na Praça 1º de Maio, no Centro. A abertura oficial da “Semana do Gaúcho” será com um jantar baile, às 20h, no CTG Serigote, com animação do Grupo Gauchadas. No dia 17, às 19h, ocorrerá a sessão solene da Câmara de Vereadores alusiva a Semana Farroupilha no CTG Serigote. O ápice das comemorações será no dia 20 de setembro, com o Desfile Farroupilha, a partir das 10h na rua Presidente Lucena, no Centro. Em caso de chuva, o desfile será cancelado. A extinção da chama crioula está prevista para as 18h no CTG Serigote.

PAIXÃO CÔRTES

O tema do Desfile Farroupilha neste ano em todos os municípios do RS, será vida e obra do folclorista Paixão Côrtes, que morreu no ano passado aos 91 anos. Venerado como precursor do folclore e das tradições da cultura do Rio Grande do Sul, Côrtes – simbolizado como o “Eterno Laçador” – universalizou a cultura gaúcha além das fronteiras.