Geral
Programação da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em Dois Irmãos aconteceu nesta quinta-feira
Dois Irmãos – A programação da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres em Dois Irmãos aconteceu na tarde desta quinta-feira (05), na Sociedade Santa Cecília, no Centro da cidade.
Na abertura oficial, a prefeita, Tânia Terezinha da Silva, ressaltou da importância da conscientização da sociedade em não cometer violência contra as mulheres. “Nós queremos quebrar este silencio de mulheres vítimas de violência. As mulheres já tiveram muitas conquistas ao longo dos últimos anos, mas os casos de violência precisam parar. Além da violência física e psicológica, as mulheres ainda sofrem em seus postos de trabalho, muitas vezes menosprezadas como se não tivessem a capacidade de estar ocupando uma boa profissão. Este dia de hoje, queremos refletir e iniciar essa construção de mudança”, disse ela.
A coordenadora da Coordenadoria de Mulher, Ivete Rambo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Denise Frey, ressaltaram que Dois Irmãos conta com uma rede de apoio para as mulheres vítimas de violência. “Este é o terceiro ano que promovemos esta programação para refletir uma mudança de não violentar as mulheres, seja fisicamente ou psicologicamente. Infelizmente, a violência contra as mulheres ainda faz parte da realidade da nossa cidade”, explicaram elas.
Quase 180 casos de violência contra a mulher em Dois Irmãos
Após a abertura oficial, a comunidade presente participou de dinâmicas de motivação com a chefe do Departamento de Cultura, Thaís Backes. Na sequência, a delegada da Polícia Civil, Ariadne Langanke, o comandante da Brigada Militar, Elton Dhein, e a presidente Denise falaram sobre a Lei Maria da Penha, com a participação de depoimentos de pessoas presentes no evento.
A iniciativa é da Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Coordenadoria da Mulher de Dois Irmãos e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Saiba mais
A Lei Nº 13.827, de 13 maio de 2019, altera a Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), para autorizar, nas hipóteses que específica, a aplicação de medida protetiva de urgência, pela autoridade judicial ou policial, a mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou a seus dependentes, e para determinar o registro da medida protetiva de urgência em banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.
Onde buscar ajuda em Dois Irmãos:
Coordenadoria da Mulher: (51) 3564-8875
CREAS: (51) 3564-4778
Unidades Básicav de Saúde (nos bairros) e Emergência 24h: (51) 3564-8880
Brigada Militar: 190
Delegacia de Polícia: (51) 3564-1190
Defensoria Pública: (51) 3564-3250
Central de Atendimento a Mulher: 180